Sete dias de diversão e aprendizado

Cartaz de divulgação da quinta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

De 20 a 26 de outubro, você tem um encontro marcado com a ciência. Trata-se da quinta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia: um evento que acontece no Brasil inteiro e tem o objetivo de chamar a atenção da população para a ciência, destacando a sua importância e o seu impacto na vida de todos nós e no desenvolvimento do nosso país.

Neste ano, o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é Evolução e Diversidade. A escolha não é à toa: em 2008, comemoram-se os 150 anos da teoria da evolução pela seleção natural, proposta pelos naturalistas britânicos Charles Darwin e Alfred Wallace. Essa teoria busca explicar como os seres vivos evoluem, isto é, como eles se alteram ao longo do tempo, dando origem a novas espécies.

Diversas atividades, ligadas à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, vão tentar mostrar a você toda a importância do trabalho de Charles Darwin e de Alfred Wallace. Nos dias 23 e 25, às 15h, e 26, às 16h, por exemplo, no gramado central da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, será apresentada a peça Nas bagagens de Darwin, que conta como foi a viagem que Charles Darwin realizou ao redor do mundo – com parada no Brasil – e como ela o auxiliou a formular a idéia de que os organismos não são imutáveis, mas se transformam com o passar do tempo.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia deste ano, porém, também apresentará atividades que não estão ligadas ao seu tema, mas às mais diferentes áreas da ciência. Em Alagoas, por exemplo, a Caravana Itinerante de Ciência e Tecnologia desembarca, no dia 20, na cidade de Teotônio Vilela, para realizar observações do céu na Escola Estadual Joaquim Pedro, das 16h às 22h.

No Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Paragominas, no Pará, no dia 23, das 8h às 17h, tem oficina de reciclagem, para quem quer aprender a reaproveitar materiais como garrafas plásticas e papel. Já a turma do Sul do Brasil – mais precisamente, de Porto Alegre – pode saber mais sobre as aves que vivem nas cidades – e ainda percorrer uma trilha e observar esses animais – no dia 25, das 9h30 às 10h30, no Museu de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Esses, porém, são apenas alguns dos muitos bons programas que a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia preparou para você. Para saber mais, acesse a página do evento na internet, clique em eventos cadastrados e descubra o que mais vai acontecer na sua cidade. Não perca a oportunidade de se divertir e aprender com a ciência. Participe!

CHC também marca presença!

A revista Ciência Hoje das Crianças participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Em todo o Brasil, serão distribuídos cerca de 20 mil exemplares do folder Experimentos Divertidos, que traz cinco experimentos ligados ao tema Diversidade e Evolução. Clique aqui e confira uma amostra dessa publicação.

Em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, a CHC também manterá, no Rio de Janeiro, um estande em que crianças serão convidadas a participar do concurso A evolução em quadrinhos, que está sendo promovido pela revista.

Meninos e meninas que visitarem a Feira de São Cristóvão, de 23 a 25 de outubro (quinta e sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado, das 12h às 18h) receberão lápis de cor e folhas de papel para criar uma história em quadrinhos sobre a Teoria da Evolução. Os participantes irão concorrer a uma viagem ao Rio de Janeiro ou a São Paulo, em que conhecerão diferentes museus e instituições ligadas à ciência.

Matéria publicada em 20.10.2008

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Mara Figueira

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.