Salvem o cachorro-vinagre!

O vinagre usado para temperar a salada você conhece bem. Mas e do cachorro-vinagre (Speothos venaticus), já ouviu falar? Esse animal, que vive nas florestas brasileiras, recebeu o nome por causa da sua pelagem amarronzada, parecida com a cor do condimento.

O cachorro-vinagre está na lista de animais ameaçados de extinção desde 2003 e, atualmente, é encontrado principalmente na Amazônia e no Pantanal (Foto de Markus Bonnevier/ Wikimedia Commons).

O cachorro-vinagre está na lista de animais ameaçados de extinção desde 2003 e, atualmente, é encontrado principalmente na Amazônia e no Pantanal (Foto: Edson de Souza Lima)

“Antigamente, ele era encontrado vários biomas de todo o Brasil, mas, por causa do desmatamento, está desaparecendo”, lamenta o veterinário Rodrigo Jorge, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. A espécie está na lista de animais ameaçados de extinção desde 2003 e, atualmente, é encontrada principalmente na Amazônia e no Pantanal.

Liderado por Rodrigo, um grupo de cientistas decidiu lutar para mudar essa situação. Eles pretendem diminuir os fatores que ameaçam o cachorro-vinagre. “Como é um animal que vive na floresta, o desmatamento, a caça e doenças transmitidas por cães domésticos são os maiores problemas”, explica o veterinário.

Além de vigiar de perto as áreas onde o cachorro-vinagre vive, o plano de proteção inclui o reflorestamento dos locais desmatados. Outra ação dos cientistas para salvar a espécie é criar condições para a reprodução em cativeiro.

Com isso, Rodrigo e os colegas esperam aumentar novamente a população de cachorros-vinagre e tirá-los do risco de extinção. A equipe da CHC Online já está na torcida para que dê tudo certo!

Cão de família

Comprido e baixinho – tem entre 60 e 80 centímetros de comprimento e 25 a 30 centímetros de altura –, o cachorro-vinagre pesa de cinco a oito quilos. Gosta de se abrigar em troncos caídos e, principalmente, em tocas abandonadas de tatus. Esses bichos, aliás, são o alimento favorito do cachorro-vinagre!

O cachorro-vinagre é a única espécie de cão silvestre sul-americano que anda em grupo. Ele pode se unir com mais uma dezena de animais para caçar pacas, tatus e cutias (Foto: Edson de Souza Lima)

O cachorro-vinagre é a única espécie de cão silvestre sul-americano que anda em grupo. Ele pode se unir com mais uma dezena de animais para caçar pacas, tatus e cutias (Foto: Markus Bonnevier/ Wikimedia Commons)

A espécie anda por aí em grupos familiares de até 12 indivíduos. Uma característica curiosa é que, para demarcar o território, a fêmea do cachorro-vinagre faz um verdadeiro malabarismo: se apoia nas patas dianteiras e ergue a parte traseira do corpo, para fazer xixi em pedras, pequenos arbustos ou troncos de árvores. Já o macho levanta uma das patas traseiras para trás e ejeta um spray de urina – é o cheirinho do xixi que avisa quem é o dono do pedaço!

Matéria publicada em 29.10.2013

COMENTÁRIOS

  • Rafaela Vieira da Fonseca

    que legal

    Publicado em 5 de novembro de 2020 Responder

Envie um comentário

Camille-Dornelles

Quando criança, gostava de fazer experimentos dentro de casa e explorar o mundo. Hoje, na CHC, me sinto brincando de cientista e trabalhando como jornalista ao mesmo tempo.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat