Sabor prolongado

Atire a primeira pedra quem não gosta de mascar um saboroso chiclete. Acontece que, depois de um tempo, a goma de mascar perde o gosto e é logo jogada fora. Mas a CHC traz uma novidade: pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) acharam um jeito de prolongar o gosto dessas guloseimas por quase o dobro do tempo.

O que será que é preciso fazer para prolongar o gosto doce do chiclete? (foto: Nick Klein / Flickr / <a href= https://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0/>CC BY-NC 2.0</a>)

O que será que é preciso fazer para prolongar o gosto doce do chiclete? (foto: Nick Klein / Flickr / CC BY-NC 2.0)

Para entender melhor essa história, você precisa saber que o gosto doce da goma de mascar é caracterizado pela presença de compostos químicos naturais ou artificiais chamados edulcorantes. Mesmo tendo gosto doce, os edulcorantes não contêm tantas calorias quanto o açúcar.

Mas como fazer com que essas substâncias durem mais tempo na boca? “Isso é possível graças a uma técnica chamada de encapsulação”, diz a engenheira de alimentos Glaucia Selmi, responsável pelo estudo. É simples: em vez de adicionar os edulcorantes diretamente à goma, basta aprisioná-los em minúsculas cápsulas, tão pequenas que nem podem ser vistas a olho nu.

As microcápsulas de edulcorantes medem alguns micrômetros de diâmetro e são responsáveis por manter o gosto doce do chiclete por mais tempo. (imagem Glaucia Selmi)

As microcápsulas de edulcorantes medem alguns micrômetros de diâmetro e são responsáveis por manter o gosto doce do chiclete por mais tempo. (imagem Glaucia Selmi)

Glaucia explica que as cápsulas desenvolvidas pela equipe da Unicamp protegem os edulcorantes, impedindo que sejam rapidamente dissolvidos pela saliva. Assim, eles permanecem na boca por mais tempo e o gostinho do chiclete dura mais. “É a força da nossa mastigação que, aos poucos, vai rompendo essas pequenas cápsulas e liberando, assim, de pouquinho em pouquinho, o gosto doce dos edulcorantes”, conta.

Várias pessoas testaram as gomas elaboradas pela pesquisadora da Unicamp e diziam se estavam gostosas ou não. (foto: Unicamp)

Várias pessoas testaram as gomas elaboradas pela pesquisadora da Unicamp e diziam se estavam gostosas ou não. (foto: Unicamp)

Para testar a estratégia, Glaucia convidou 120 pessoas só para ficar experimentando diversas formulações do chiclete. A pesquisadora concluiu que as gomas elaboradas com edulcorantes encapsulados são bem mais gostosas do que aquelas preparadas sem o uso dessa técnica. O gosto doce dos novos chicletes persiste na boca por praticamente o dobro do tempo, durando um tempo médio equivalente a quatro minutos e meio.

E aí? Ler sobre essa descoberta deixou você com água na boca? Aposto que sim. Mas nada de exagerar nos doces, combinado?

Doce suspeito?

“Estudos mostram que, desde que em pequenas quantidades, não há problemas no consumo da maioria dos edulcorantes que usamos hoje”, diz Glaucia. Mas atenção: alguns edulcorantes estão dando o que falar! É o caso do ciclamato de sódio, muito usado para adoçar bebidas como refrigerantes light. Esse composto químico, ainda muito consumido no Brasil, já é proibido nos Estados Unidos e no Japão e alguns especialistas dizem que ele pode causar diversos problemas à nossa saúde. Foi por isso que, em 2009, até o presidente venezuelano, Hugo Chávez, proibiu a venda de refrigerantes light no seu país. Já pensou se a moda pega e chega ao Brasil? Na dúvida, é bom garantir: no lugar do refrigerante, prefira um delicioso suco natural ou mesmo um refrescante copo de água.

Matéria publicada em 13.08.2014

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Henrique-Kugler

Adoro viajar e fotografar. Conhecer músicas de diferentes lugares do mundo é meu passatempo favorito. Ah, e adoro comer chocolate e tomar chimarrão – uma espécie de chá de erva-mate, planta típica do sul do Brasil.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.