Resto muito útil

A plantação de alimentos e outros vegetais é a principal atividade econômica do Brasil. Mas, apesar de ser muito rentável e importante, a agricultura gera uma enorme quantidade de restos que, na maioria das vezes, vão para o lixo. Para tentar reverter esse cenário de desperdício, cientistas estudam modos de reaproveitar esse material. É possível reutilizá-los na produção de potes plásticos, móveis até em telas de televisão e celulares!

A casca do coco pode ser reaproveitada na confecção de móveis tão resistentes quanto os de madeira. (foto: Chandrika Nair / Flickr / <a href= http://creativecommons.org/licenses/by/2.0>CC BY 2.0</a>)

A casca do coco pode ser reaproveitada na confecção de móveis tão resistentes quanto os de madeira. (foto: Chandrika Nair / Flickr / CC BY 2.0)

De acordo com o pesquisador em tecnologia João Paulo Morais, da Embrapa Algodão, muitos resíduos de atividades agrícolas podem ser transformados.  É o caso da cana-de-açúcar, do algodão, do sisal, do coco e de outros alimentos.

Os restos de algodão que não são usados para fazer roupas são transformados em nanocristais de celulose, estruturas super-resistentes que podem ser usadas para fabricar embalagens e materiais que substituem o plástico, entre outros. Empresas japonesas trabalham na aplicação desses cristais em telas de TV e celular. “Os nanocristais de celulose têm uma resistência mecânica muito parecida com a do aço, por isso são muito úteis”, explica João Paulo.

O algodão pode ser aplicado na produção de telas de TV e de celulares. (foto: Martin LaBar / Flickr / <a href= http://creativecommons.org/licenses/by-nc/2.0>CC BY NC-2.0</a>)

O algodão pode ser aplicado na produção de telas de TV e de celulares. (foto: Martin LaBar / Flickr / CC BY NC-2.0)

Outro vegetal que pode ser reaproveitado na indústria é o sisal, uma espécie de planta muito comum no Brasil. Ele pode ser usado em substituição ao plástico ou na construção civil, para reforçar o concreto. Da casca do coco também já é possível fabricar painéis e compensados ecológicos usados na fabricação de móveis.

A ideia é muito legal e ajudaria a reduzir o lixo e seu impacto no meio ambiente. Porém, essas tecnologias ainda não são amplamente usadas no Brasil. Segundo o pesquisador, este é um grande desafio que depende ainda do barateamento de todos esses processos.

Matéria publicada em 28.01.2015