Reescrevendo a história

Você já pensou em escrever e publicar o seu próprio livro? Pois milhares de alunos da rede pública e privada de São Paulo que participaram do projeto Meu Primeiro Livro não só pensaram sobre isso, como também colocaram em prática: suas obras estão publicadas e foram distribuídas nas escolas.

O projeto é uma parceria da Editora Espaço Idea com prefeituras, secretarias de educação e escolas particulares. A equipe – formada por 40 professores e escritores – já visitou mais de dez cidades de São Paulo, promovendo atividades que mostram como é divertido escrever, ilustrar e montar um livro. “Contamos com a participação de escritores, pesquisadores e artistas de renome nacional”, explica Milta Alves Ribeiro, secretária de Educação de Salto.

Crianças de Salto (SP) participam das oficinas sobre a história da cidade, uma das atividades para produção dos livros (Foto: KR Comunicação Integrada)

Crianças de Salto (SP) participam das oficinas sobre a história da cidade, uma das atividades para produção dos livros (Foto: KR Comunicação Integrada)

Em Salto, o projeto envolveu mais de 3,5 mil alunos e lançou, em fevereiro, dez livros, que tratam de folclore, tradições orais e histórias de sua região. Eles são o resultado de muita pesquisa e trabalho de equipe.

Ryan César Rodrigues Domingues, um dos alunos participantes, gostou de descobrir, por exemplo, como eram os telefones antigos. “Eu aprendi que tinha telefone de rodar, que a gente colocava o dedo no buraquinho e girava o número”, disse. “E também tinha que pedir para a telefonista ligar, para a gente poder falar com quem a gente queria”.

As tecnologias do passado também chamaram a atenção de Maria Clara Moraes Alves: “A televisão antiga não tinha controle, era cheia de botões e parecia uma caixa”, conta. E na música não era diferente. “A vitrola usava um disco grande e preto e hoje o CD é pequeno”, complementa Isabelle Lima de Souza.

Com os livros em mãos, as crianças podem contar a seus amigos e familiares o que descobriram durante todo o processo de pesquisa. Já pensou que legal seria você também começar um estudo sobre as histórias da região onde vive? Que tal convidar seus amigos para juntos escreverem um livro?

Matéria publicada em 11.04.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Roberta Adena

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.