Raios do contra

Algumas pessoas têm medo, mas, não se pode negar: um raio cria uma linda imagem ao subir. Subir? Isso mesmo, você não leu errado. Alguns raios sobem mesmo, em vez de descer à Terra. São os chamados raios ascendentes.

Raio ascendente

Foto de um raio ascendente em São Paulo. É a primeira vez que este tipo de raio é registrado no Brasil (Foto: ELAT / INPE)

Esses raios são considerados artificiais, porque dependem de construções humanas para ocorrer. “Eles acontecem em locais altos com alguma estrutura metálica”, explica o físico Marcelo Saba, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Quando uma nuvem passa por um lugar assim, atrai as cargas elétricas do solo. Nesse momento, a estrutura metálica, que pode ser uma torre de transmissão de sinal de TV ou um arranha-céu, por exemplo, funciona como uma espécie de canal para toda a carga elétrica ir do solo até o céu e… Cabruuuuum! Acontece um raio ascendente.

Esses raios são bem raros – apenas 1% dos raios sobem em vez de descer – e poucos países conseguiram registrar imagens desse fenômeno. O Brasil é um deles. Os raios ascendentes foram registrados no Pico do Jaraguá, na cidade de São Paulo, num dia em que aconteceram três deles em apenas seis minutos – um número considerado muito alto. “Dificilmente veremos um prédio sendo atingido por um raio descendente mais de três vezes num período de dez anos”, diz Marcelo.

Assista ao vídeo que registrou os raios ascendentes no Brasil:

(Vídeo cedido pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica / Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)

Ainda não se sabe muito sobre os raios ascendentes nem por que há essa grande incidência de raios ascendentes no Brasil. Então, os cientistas estão trabalhando para conhecê-los melhor e evitar estragos que eles possam vir a causar, como a queima de equipamentos em prédios, torres de celulares, torres de transmissão de energia e geradores eólicos instalados em lugares mais altos.

Matéria publicada em 20.03.2012

COMENTÁRIOS

  • Mariá Cruz

    Essa materia de raio é pra se poteger de tenpestades que te matam ,é muito importante pessoal heheheheheheheheh

    Publicado em 28 de junho de 2018 Responder

  • Mariá Cruz

    essa materia é pra se proteger de tenpestades fortes que podem te matar :$

    Publicado em 28 de junho de 2018 Responder

  • mariá cruz

    e mt manera tb

    Publicado em 9 de agosto de 2018 Responder

Envie um comentário

Fernanda Turino

Sempre fui muito curiosa, adorava brincadeiras ao ar livre e acampar (fui até escoteira!). Cresci lendo a CHC e hoje trabalho aqui.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.