Pronta para matar a sede

Não se engane com um belo copo de água transparente e cristalina – isso não é garantia de que ela esteja limpa e pronta para beber. A água pode conter elementos microscópicos que fazem mal à saúde, como algumas bactérias, e retirá-los nem sempre é fácil – mesmo alguns filtros que usamos no dia a dia não conseguem realizar essa tarefa. Porém, uma membrana desenvolvida na Universidade Estadual de Campinas promete eliminar grande parte das bactérias perigosas e deixar a água mais pura para o consumo!

Nem sempre a água transparente e cristalina é própria para beber. (foto: Carol VanHook / Flickr / <a href=https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0/>CC BY-NC-SA 2.0</a>)

Nem sempre a água transparente e cristalina é própria para beber. (foto: Carol VanHook / Flickr / CC BY-NC-SA 2.0)

Esta membrana nada mais é do que um plástico feito de celulose, fibra encontrada nas plantas, e contém também partículas de prata, material que tem o poder de matar bactérias. Segundo a química Maria do Carmo Gonçalves, a membrana tem formato parecido com aquele filtro usado para fazer café em casa.

“Ela poderia ser usada em uma máquina semelhante a que faz café expresso, retirando bactérias e fungos da água que passasse por ela”, explica a pesquisadora. O método também pode ser adaptado para filtros domésticos, permitindo que a água seja filtrada pelo próprio consumidor em casa de um jeito mais eficiente que o dos filtros tradicionais de cerâmica.

A membrana desenvolvida por pesquisadores brasileiros é capaz de livrar a água de bactérias sem alterar sua qualidade. (foto cedida pela pesquisadora)

A membrana desenvolvida por pesquisadores brasileiros é capaz de livrar a água de bactérias sem alterar sua qualidade. (foto cedida pela pesquisadora)

Nos testes feitos em laboratório, o novo método se mostrou bastante eficiente. Além disso, foi verificado pelos cientistas que a prata da membrana não afeta a qualidade do líquido. “Fizemos testes que mostraram que as partículas de prata não se soltam da membrana quando a água é filtrada”, afirma Maria do Carmo.

A membrana filtrante também pode ser usada para embalar produtos. “Por ser antibacteriana, pode servir como embalagem para materiais médicos que devem ser mantidos limpos, como seringas e instrumentos cirúrgicos”, conta a cientista.

Matéria publicada em 02.02.2015

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Nossa, que ideia boa!

    Publicado em 9 de setembro de 2018 Responder

  • Sophia Barbosa Teles Dos Santos

    ACHEI MUITO ENTERESSANTE

    Publicado em 26 de maio de 2020 Responder

  • NICOLAS FACE GAMER

    MUITO BOM,A ÁGUA É MUITO IMPORTANTE PARA A NOSSA SOBREVIVÊNCIA E A DOS ANIMAIS MUITO 👍

    Publicado em 12 de abril de 2021 Responder

Envie um comentário

Lucas Lucariny

Como bom futuro jornalista, gosto muito de ler, escrever e descobrir coisas novas. Sou fã de séries, filmes, futebol, música boa e, é claro, ciência!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat