Por que as girafas fedem?

Quem já foi ao zoológico e viu as girafas deve ter reparado no “cheirinho” que elas têm. Se você achou que era o tratador que não estava cuidando delas direito, saiba que esse mau-cheiro não tem nada a ver com banho. Ele é característico desses animais e pode ser sentido a dezenas de metros de distância. Mas você sabe por que as girafas fedem?

Essa pergunta foi um enigma para os cientistas durante muito tempo, mas agora o biólogo William Wood, da Universidade Estadual de Humboldt, nos Estados Unidos, acredita ter achado a resposta para ela. William estudou alguns pêlos de girafas em seu laboratório e descobriu que eles possuíam diversas substâncias químicas, algumas delas iguais a outras encontradas nas fezes humanas — o que explica o mau cheiro. Mas tudo tem um lado bom: apesar de as substâncias serem fedorentas, elas são muito úteis às girafas, pois mantêm afastados os parasitas e ainda matam os micróbios.

Quem acha que as vantagens desse mau-cheiro param por aí está enganado. Além de manter inimigos como os carrapatos bem distantes, ele ainda ajuda os machos a arrumar “namoradas”! Parece loucura, mas você vai ver que faz sentido: quando querem procriar, as girafas procuram machos que pareçam saudáveis, para garantir que o filhote tenha boa saúde. Por isso, os machos têm cheiro mais forte que as fêmeas, pois o fedor funciona como um aviso : “Estou livre de parasitas!”.

Mas a proteção natural não é uma exclusividade das girafas. A maioria dos animais (não esqueça de nos incluir entre eles!) também produz esse tipo de defesa. A diferença é que na girafa essas substâncias estão presentes no pêlo, enquanto nos outros animais essa proteção é encontrada no suor ou na pele. Os cientistas acreditam que a girafa possui glândulas para liberar as substâncias que vão “grudando” no pêlo conforme ele cresce.

Você deve estar se perguntando por que a gente também não usa esse “perfume protetor” e fica livre de bactérias, não é? Simples: porque o mau-cheiro é tão forte que ninguém ia agüentar usar e muito menos ficar perto de alguém com esse fedor… Mas como nem todas as substâncias encontradas no pêlo da girafa fedem, os cientistas acreditam que, um dia, vão poder utilizar as que não têm cheiro como remédio contra doenças de pele. Já imaginou usar uma pomada feita com compostos encontrados no pêlo da girafa?

Mas lembre-se bem: o mau-cheiro das girafas pode trazer benefícios para elas, mas isso não significa que vá fazer bem pra você também! Portanto, nem adianta dizer pra sua mãe que leu no site da Ciência Hoje das Crianças que o fedor protege, porque o exemplo das girafas não é desculpa pra fugir do banho…

Matéria publicada em 07.02.2003

COMENTÁRIOS

  • icaro Eduardo Ribeiro de Lima Jalai

    Girafas são tão interessantes

    Publicado em 6 de novembro de 2020 Responder

  • icaro Eduardo Ribeiro de Lima Jalai

    Girafas são um dos são dos animais meus preferidos

    Publicado em 6 de novembro de 2020 Responder

  • icaro Eduardo Ribeiro de Lima Jalai

    Girafa animal tão legal

    Publicado em 6 de novembro de 2020 Responder

  • Maryana Cavalcante de sousa

    Uou ,eu n sabia disso AGR eu sei,eu nunca fui num zoológico por isso nunca senti o cheiro das girafas

    Publicado em 6 de novembro de 2020 Responder

  • Otávio Brito de Oliveira

    Eu não sabia obrigada pela informação aprendi mais uma .

    Publicado em 12 de novembro de 2020 Responder

  • Diogo Brito de Oliveira

    Eu não sabia

    Publicado em 12 de novembro de 2020 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat