Piuí… o trem sobe a serra!

Quem vai do Rio de Janeiro a Petrópolis pode nem imaginar quanta gente importante já fez esse percurso: o imperador Dom Pedro II, Oswaldo Cruz, Santos Dumont e até o jogador de futebol Garrincha. Todos eles faziam a viagem a bordo de um trem, e agora chegou a sua vez.

As atividades do Projeto Petrópolis, que este ano aborda a ligação ferroviária entre essas duas cidades, incluem uma apresentação multimídia de fotografias e um passeio pelo pátio do Museu Imperial para entender como funcionavam as locomotivas a vapor que trafegavam na época, além de jogos de perguntas e respostas.

: Uma das atividades do Projeto Petrópolis deste ano é conhecer de pertinho uma locomotiva a vapor e entender como ela funcionava (Foto: Divulgação/ Museu Imperial)

O projeto é voltado a escolas públicas e particulares de Petrópolis. Os grupos que participarem vão levar para casa um almanaque com passatempos e informações sobre a história da ferrovia e o atual projeto de reativação da Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará – linha que descia a serra até Magé, de onde os passageiros faziam a conexão para o Rio de Janeiro.

Projeto Petrópolis – Museu Imperial
Até o dia 15 de junho
De terça a sexta, a partir das 11h
Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Atividade gratuita
Informações e agendamento: (24) 2245-7735

Matéria publicada em 27.04.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Padrão do site

Sou o mascote da CHC. Troquei a pré-história pelo mundo virtual para mostrar a você o lado curioso e divertido da ciência.

CONTEÚDO RELACIONADO

Grêmio Recreativo Escola de Samba Turma do Rex apresenta… A história do carnaval!

Rex, Diná e Zíper vão passar o carnaval no Rio de Janeiro e aproveitam para contar a você muitas curiosidades sobre o passado dessa festa!