Palavras curiosas, origens surpreendentes

Bater papo, trocar idéias, colocar a fofoca em dia… Tudo isso é muito bom. Enquanto a conversa rola solta, a gente nem se dá conta de quantas palavras foram usadas durante todo o blablablá. Mas que foram muitas, ah, isso foram. Afinal, palavras são o que não falta na língua portuguesa: já viu o tamanho do dicionário? Porém, diga lá: você já parou para se perguntar de onde vieram alguns termos que utilizamos no dia-a-dia? Pois alguém pensou nisso e a sua curiosidade resultou em um livro muito interessante: A origem das palavras para crianças e jovens curiosos.

Nessa obra, o escritor e jornalista Márcio Bueno lista uma série de palavras utilizadas, especialmente, por crianças e jovens como você e revela de onde elas vieram. O livro é baseado em outro, escrito pelo mesmo autor: A origem curiosa das palavras , lançado em 2003 e dirigido aos adultos. “O jornalista e cartunista Ziraldo, criador do livro O Menino Maluquinho , sugeriu que eu produzisse uma versão para crianças e jovens. Aceitei a sugestão e, partindo do livro já lançado, substituí vários termos por outros do interesse do universo infanto-juvenil”, conta Márcio.

Desde 1995, o escritor pesquisa a origem e a evolução das palavras. O resultado de tanto trabalho é um livro que você pode usar como se fosse um dicionário repleto de curiosidades, com cerca de quatrocentas palavras, em ordem alfabética. Consultando a obra, você pode ficar por dentro do significado de muitos termos presentes no nosso dia-a-dia. Quer um exemplo prático? Você sabia que a palavra deletar tem sua origem no século dois antes de Cristo? Quem usou o termo pela primeira vez em latim – delenda , que significa destruir – foi um líder daquela época.

Outro exemplo curioso é a palavra biscoito. O nome dessa delícia que alegra o seu lanche tem sua origem na palavra latina biscoctus. Bis significa dois ou duas e coctus quer dizer cozido. Então, biscoito é chamado assim por ser bem cozido ou torradinho, como alguns gostam de comer.

Mas não são apenas as palavras decifradas que tornam o livro de Márcio Bueno interessante: desenhos que ajudam a entender melhor cada significado também dão a sua contribuição. Por falar nisso, todos os itens da obra vêm recheados com histórias interessantes, que ajudam a decifrar o caminho que resultou em nosso vocabulário atual. Trata-se de um passeio muito especial pela história das palavras que você não pode deixar de conferir.

Mais palavras com origens curiosas
Nerd: No livro If I ran the zoo ( Se eu dirigisse o zoológico ), lançado em 1950, esse era o nome dado a um humanóide alto, magro e vesgo. Como resultado, a palavra passou a ser aplicada a jovens que tinham essas características. Porém, o termo apenas tornou-se popular em 1984, como o lançamento do filme A vingança dos nerds .
Rap: A palavra é formada pelas iniciais da expressão em inglês rhythm and poetry , que quer dizer ritmo e poesia.
Abracadabra: Na Antiguidade, o deus de uma seita religiosa tinha o nome grego de Abraxás. Em Roma, esse nome se tornou Abracas e se juntou à palavra dabar, que na língua dos judeus significa “palavra”. Abracas-dabar foi mudando aos poucos até virar abracadabra. O significado, portanto, seria “palavra de Abracas” ou palavra de Deus.

Matéria publicada em 01.06.2010

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Vou pesquisar mais sobre esse livro, parece ser bem interessante!

    Publicado em 27 de abril de 2019 Responder

Envie um comentário

Cathia Abreu

Adoro aprender coisas novas. Tenho a sorte de trabalhar me divertindo e fazendo descobertas todos os dias.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.