Os anéis de… Netuno

Saturno

Ao contrário do que muita gente pensa, Saturno não é o único planeta com anéis no Sistema Solar. Os outros planetas formados de gás – como Júpiter, Urano e Netuno – também têm pequenos anéis, bem menos visíveis que os de Saturno (Foto: Nasa)

Responda rápido: que planeta é famoso por seus anéis? Aposto que você pensou em Saturno! Porém, num futuro distante, essa resposta pode mudar: pesquisas indicam que, daqui a 3,6 bilhões de anos, Netuno também poderá ter essa aparência. É que uma das luas que o orbitam, chamada Tritão, poderá se despedaçar ao aproximar-se demais do planeta, gerando uma nuvem de rochas e poeira que pode formar grandes anéis.

Segundo a astrônoma Thais Mothé-Diniz, do Observatório do Valongo, no Rio de Janeiro, Tritão está se aproximando do planeta aos poucos e, por fim, vai chegar tão próximo de Netuno que não terá como escapar. Nessa aproximação, devido à força da gravidade, duas coisas podem acontecer: ou Tritão vai colidir com o planeta ou vai se desfazer em pedaços antes que isso aconteça. Se a segunda hipótese for a correta, novos anéis se formarão em torno de Netuno.

Isso já aconteceu em outros planetas. “Os astrônomos acreditam que a quebra de um ou mais satélites pode ter originado alguns dos anéis de Saturno”, conta Thais. Ela explica também que há outras maneiras de se formar anéis em torno dos planetas, como a colisão entre duas luas.

Tritão

Tritão é a única lua no Sistema Solar que gira em sentido contrário ao de rotação do planeta (Foto: Nasa)

A astrônoma ressalta, ainda, que Tritão é uma lua incomum. Além de estar caindo em Netuno, ela tem uma característica bem interessante: é a única no Sistema Solar que gira em sentido contrário ao de rotação do planeta. “Esse é um dos motivos pelos quais acreditamos que Tritão foi capturada pela gravidade de Netuno”, completa.

Matéria publicada em 20.11.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

LucasConrado

Já quis ser astronauta, cientista, astrônomo e biólogo. Sempre gostei muito de ler sobre ciência e hoje adoro escrever sobre isso!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat