Olimpíada da leitura

Isabella Marcanth Barros da Silva recebe como prêmio um cheque que lhe dá direito a 250 livros.

Atenção, competidores: a prova exige que vocês dêem asas à imaginação e soltem o verbo! Esta poderia ser a chamada para a Olimpíada de Leitura, projeto que nasceu de uma parceria entre a Editora Moderna e a Fundação Carlos Chagas e que, em 2005, premiou dois alunos, um da 4ª série e outro da 8ª série, selecionados entre os 40 mil inscritos em todo o Brasil. A equipe da Ciência Hoje das Crianças entrevistou uma das vencedoras, Isabella Marcanth, aluna da 4ª série do Ensino Fundamental, do Colégio Santo Inácio, no Rio de Janeiro. Acompanhe o bate-papo e saiba como participar no ano que vem!

CHC: Como você ficou sabendo da Olimpíada?
Isabella: Na verdade, fiz um exercício na aula de informática e respondi a 36 perguntas. Eu estava pensando que era só uma atividade para o colégio, mas já era a primeira fase da competição. Somente as escolas poderiam inscrever seus alunos. Eu fui escolhida para representar a minha escola e competir na segunda fase, que era fazer uma redação. Dez alunos foram selecionados entre nove estados do Brasil e eu fui a finalista do Rio de Janeiro.

Foi você quem escolheu o tema da redação?
Não, eles deram uma frase: Hoje um circo chegou na cidade. Aí, desenvolvi o tema.

Quem selecionou a redação vencedora?
Vários escritores famosos, entre eles Ana Maria Machado, Eva Furnari e Walcyr Carrasco.

Como você ficou sabendo da premiação e qual foi a sensação de concorrer com milhares de pessoas?
Acompanhei no site da Editora Moderna e vi que tinha uma lista de alunos que tiveram sua redação escolhida. Esses alunos foram convidados para a grande premiação que aconteceu no dia 14 de maio, no auditório da XII Bienal do Livro, no Rio de Janeiro. Fiquei nervosa quando anunciaram meu nome e me disseram que eu era vencedora.

Qual foi o prêmio?
Foram 250 livros infanto-juvenis, da Editoras Moderna e Salamandra. Já li alguns e achei muito legal!

O que você diria para os estudantes que se interessem em participar da próxima olimpíada?
Que eu descobri por acaso que era boa em redação. Eu não gostava de escrever e vi que com esforço a gente consegue ganhar!

Confira aqui a redação que rendeu o prêmio à Isabella. Informe a sua escola sobre a Olimpíada de Leitura e fique de olho no site da Editora Moderna, porque a próxima olimpíada já está sendo programada!

Matéria publicada em 18.07.2005

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Cathia Abreu

Adoro aprender coisas novas. Tenho a sorte de trabalhar me divertindo e fazendo descobertas todos os dias.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.