O segredo das gazelas do deserto

As gazelas são primas distantes do Bambi que habitam as savanas e os desertos da África e Ásia (fotos: Wikipedia)

Você pensava que no deserto só existem camelos? Pois saiba que ali existem muitos outros animais, como ratos, lagartos, cobras, aranhas e insetos. Mas hoje vamos falar de um habitante especial dos desertos: as gazelas, que são primas distantes do Bambi dos desenhos animados. Elas são surpreendentes quando o assunto é não morrer de fome e sede!

As gazelas são muito comuns nas savanas da África, que são ambientes grandes e planos, com muita grama, algumas árvores e muitos bichos. Para elas, que se alimentam basicamente de grama, a savana é um verdadeiro paraíso. Mas elas vivem também nos desertos da África e de alguns países do continente asiático, como a Arábia Saudita. Mas como será que elas conseguem sobreviver tão bem nesses ambientes tão secos e com tão pouca comida?

Os animais que moram em desertos usam diversos truques para resistir ao clima quente: a maioria simplesmente se enterra na areia durante o dia para fugir do calor. Mas as gazelas e camelos são muito grandes para isso! Eles usam outras habilidades: imagine você que eles quase não fazem xixi e não suam, tudo isso para economizar água! Assim, deixam a temperatura do corpo aumentar até dez graus quando faz calor (se o mesmo acontecesse com os humanos, nossa temperatura chegaria a 46ºC – imagine você com tudo isso de febre!).

Além do mais, as gazelas podem viver muito bem retirando toda a água de que precisam apenas da comida (afinal, boa parte das folhas é feita de água) e seus pêlos têm uma cor e estrutura que refletem boa parte do calor.

Quando passa muita fome e sede, a gazela da espécie Gazella subgutturosa é capaz de diminuir o tamanho do seu fígado e do coração, tudo isso para economizar água!

Mas isso não é tudo! Cientistas acabam de fazer uma descoberta surpreendente, ao estudar uma espécie chamada de Gazella subgutturosa , que mora no deserto da Arábia Saudita. Eles observaram que, além de economizar muito mais água do xixi, essa gazela é capaz de uma façanha ainda mais estranha: quando realmente passa fome e sede, ela encolhe o seu fígado e coração, que podem ficar com até metade do tamanho original!

Pode parecer absurdo, mas isso é uma forma de economia! Como órgãos menores precisam de menos oxigênio, essa gazela precisa respirar menos e, assim, gasta menos água na respiração… É claro que, se ficar assim por muito tempo, ela pode ter problemas sérios de saúde, mas isso permite que ela continue viva o tempo suficiente para contornar momentos de crise. Todos esses truques estranhos explicam por que as gazelas são os mamíferos mais resistentes do deserto!

 

Matéria publicada em 27.07.2010

COMENTÁRIOS

  • Marina Oliveira Afonso

    Nunca imaginei isso.
    Fato muito curioso das gazelas mesmo.
    Bacana
    Marina
    Osasco – S. P.

    Publicado em 21 de outubro de 2020 Responder

    • Perla keiti silva

      Concordo!

      😄

      Publicado em 4 de setembro de 2021 Responder

    • Perla keiti silva

      Concordo! Plenamente que se

      colocar fogo na gazela não vai fazer diferença!

      💗

      Publicado em 4 de setembro de 2021 Responder

  • Elias

    gostei Marina, nunca imaginei que a gazela fosse assim…
    Elias
    Luanda-Angola.

    Publicado em 11 de maio de 2021 Responder

Envie um comentário

Marina-Verjovsky

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat