O mundo precisa de cuidados

Quando chegaram na redação estas imagens sobre a Amazônia, todo mundo ficou impressionado. Apesar de belas, elas retratam uma realidade muito triste: a do desmatamento neste bioma tão importante para o Brasil e para o mundo.

Relembre imagens chocantes do desmatamento na Amazônia. (foto: Rodrigo Baleia)

Relembre imagens chocantes do desmatamento na Amazônia. (foto: Rodrigo Baleia)

Felizmente, sabemos que há gente lutando para preservar a nossa natureza. Ao longo deste ano, falamos aqui sobre o grupo que trabalha pela preservação dos manguezais no Rio de Janeiro e sobre iniciativas de restauração e preservação das serras da Mantiqueira e do Cipó.

Até conhecemos um costume indígena que, apesar de parecer esquisito à primeira vista, acaba tendo um papel importante na preservação do cerrado brasileiro: a caçada de fogo dos Xavante.

Algumas plantas do cerrado dão frutos e florescem após o fogo ateado pelos índios xavante no ritual conhecido como caçada de fogo. (foto: Carlos Coimbra)

Algumas plantas do cerrado dão frutos e florescem após o fogo ateado pelos índios xavante no ritual conhecido como caçada de fogo. (foto: Carlos Coimbra)

A água também foi um tema de destaque por aqui. Falamos sobre plantas que ajudam a despoluir os rios, sobre um aquífero descoberto embaixo da floresta amazônica e sobre como a matemática pode ajudar a encontrar manchas de lixo no oceano.

Agora, as notícias mais curiosas, se você quiser minha opinião, são sobre os bolsões de água doce que existem nos mares e sobre o xixi dos pequenos animais, que acaba deixando o fundo dos oceanos mais ricos em nutrientes.

Esses foram só alguns exemplos de textos que publicamos em 2014 sobre o meio ambiente e seus cuidados. Você quer ler mais? É só clicar aqui!

Matéria publicada em 24.12.2014

COMENTÁRIOS

  • Manoela Ferreira Santos

    Eu acho muito chato as pessoas jogarem lixo nas ruas e nos mares, isso faz muito mal para a naturezas

    Publicado em 1 de agosto de 2023 Responder

Envie um comentário

Diná

Sou uma dinossaura antenada, criativa e apaixonada por música, livros e cinema. Tem gente espalhando por aí que sou apaixonada também pelo Rex, mas alto lá! Ele é o meu melhor amigo.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.