COMPARTILHE:

[print-button target='#areaImpressao']

Ciência Hoje das Crianças


Conteúdo do Link: http://chc.org.br/o-estranho-caso-do-saibro-azul/

O estranho caso do saibro azul

Você saberia explicar como a argila de algumas quadras de tênis adquire esta cor?

No laboratório do Sr. Q - 20-07-2012 Química Imprimir Pdf

Se raquetes e bolas estão entre seus acessórios esportivos favoritos, você teve ser fã de tênis. Acertei? Então, da próxima vez que você estiver jogando ou assistindo a um jogo, olhe bem para o chão: é ele nosso assunto de hoje!

Jogador de tênis na quadra

As quadras de tênis de saibro azul surgiram para melhorar a visibilidade do jogo num campeonato realizado em Madri, na Espanha. Foram, porém, bastante criticadas (Foto: manolo guijarro / Flickr / CC BY-NC-ND 2.0)

O tênis é jogado em uma quadra retangular de cerca de 24 metros de comprimento e 12 metros de largura, com pisos de grama, concreto, saibro ou material sintético. As quadras de saibro mais comuns são compostas por uma mistura de terra e argila, recoberta com pó de tijolo.

A argila usada na preparação de quadras de saibro é uma rocha sedimentar com grãos muito pequenos que se origina da lenta erosão de certos tipos de rochas vulcânicas. Ela é constituída basicamente por sílica (óxido de silício) e hidróxido de alumínio. Com esta composição básica, a argila é branca. Mas como é que ela adquire outras cores?

Jogo de tênis

Geralmente, as quadras de tênis feitas com saibro têm coloração mais avermelhada (Foto: Wikimedia Commons)

Na formação das argilas na natureza, o alumínio pode ser substituído por outros metais, como ferro, magnésio, manganês, cálcio, potássio, zinco, cobre, selénio, cobalto e molibdénio. Assim, formam-se argilas nas cores vermelha, laranja, branca, cinza, verde, azul, marrom, preta ou rosa.

A cor da argila depende do tipo do principal metal presente em sua composição e das quantidades dos outros metais secundários. As argilas contendo principalmente alumínio ou magnésio podem ser brancas ou amareladas. Já as argilas contendo principalmente ferro III (Fe2O3) são vermelhas ou alaranjadas, enquanto as argilas contendo ferro II (FeO) podem ser cinzas, creme ou esverdeadas.

Argila azul

A argila azul encontrada na natureza tem essa coloração graças à interação entre os íons de ferro e potássio que a compõem (Foto: Adam Cutler / Flickr / CC BY-ND 2.0)

As argilas azuis naturais possuem menores teores de ferro (FeO e Fe2O3) e teores mais elevados de potássio (K2O), e a cor azul é interpretada pelos cientistas como um efeito da interação entre os íons de ferro e potássio que estão localizados próximos uns dos outros na estrutura do mineral.

Mulher com máscara facial de argila

Argilas naturais de diferentes cores podem ser obtidas em lojas de produtos estéticos, pois elas são muito usadas em tratamentos cosméticos para a pele (Foto: Tricia Wang / Flickr / CC BY-NC-SA 2.0)

Apesar de existirem argilas azuis naturais, a cor azul bem intensa vista em algumas quadras de tênis foi produzida pelo homem, e já explico como. Inicialmente, foi obtida argila branca a partir do tratamento químico da argila vermelha comum, para extração do ferro. A massa resultante da mistura da argila branca com água foi cozida, formando tijolos que depois foram triturados.

Nesta etapa, o pó branco é deixado em contato por 24 horas com um pigmento azul cuja composição ainda não foi revelada pelos fabricantes. Por fim, basta separar a argila de acordo com o tamanho dos grãos para formar a base e a cobertura da quadra – os grãos mais finos formam a base e os maiores, a cobertura.

Quadra pronta, é só pegar a raquete e a bola e começar a jogar!

Joab Trajano Silva, Instituto de Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Desde criança, o autor da coluna No laboratório do Sr. Q pensava em ser biólogo. Mas, enquanto cursava a faculdade, descobriu que precisava de conhecimentos químicos para entender como os seres vivos funcionam. Juntou as duas coisas e foi ser bioquímico.

Comentários

Observação: Os comentários publicados abaixo foram enviados por nossos leitores e não necessariamente representam a opinião da Ciência Hoje das Crianças.

  1. Renato disse:

    Bem legal saber da história da argila (saibro).


Deixe o seu comentário!









Conteúdo Relacionado

string(31) "lightboxIframe link infografico"

Novidades

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail.

Seu e-mail