COMPARTILHE:

[print-button target='#areaImpressao']

Ciência Hoje das Crianças


Conteúdo do Link: http://chc.org.br/o-caranguejo-samurai/

O caranguejo-samurai

A lenda dos guerreiros que viraram crustáceos.

O nome dos bichos - 23-06-2017 Bichos Imprimir Pdf

Séculos atrás, no ano de 1185, duas grandes famílias do Japão travaram uma terrível luta que ficou conhecida como a batalha de Dan-no-Ura. Ao final, o clã Genji comemorou a vitória sobre o clã Heike. Durante a batalha, travada em navios, muitos guerreiros – os samurais – caíram no mar e morreram afogados. Os Heike diziam que os samurais do seu clã que tiveram esse triste destino nasceram novamente (reencarnaram) na forma de caranguejos no fundo do mar.

Representação artística da famosa batalha de (i)Dan-no-Ura(/i), que ocorreu no Japão, em 1185. (imagem: Wikimedia Commons)

Representação artística da famosa batalha de (i)Dan-no-Ura(/i), que ocorreu no Japão, em 1185. (imagem: Wikimedia Commons)

A lenda dos Heike, provavelmente, teve origem por conta de uma pequena espécie de caranguejo do Japão, cuja carapaça lembra, para alguns, o rosto de um samurai furioso. Mas essa história tem uma explicação científica: o que parece ser um rosto nervoso na realidade são as áreas onde os músculos do bichinho se ligam internamente à carapaça.

O caranguejo-samurai ganhou seu nome porque sua carapaça lembraria o rosto de um guerreiro japonês. (fotos: Tin-Yam Chan, National Taiwan Ocean University [esquerda] e minkz10 – CC BY-NC-ND 3.0 [direita])

O caranguejo-samurai ganhou seu nome porque sua carapaça lembraria o rosto de um guerreiro japonês. (fotos: Tin-Yam Chan, National Taiwan Ocean University [esquerda] e minkz10 – CC BY-NC-ND 3.0 [direita])

A lenda dos Heike e os caranguejos-samurai é tão famosa no Japão que a espécie ganhou o nome científico Heikeopsis japonica, em uma homenagem ao clã e ao seu país de origem. A história da rivalidade entre os Heike e os Genji – e o triste destino dos valentes samurais – agora é lembrada não só pelos japoneses, mas pelos zoólogos também.

Henrique Caldeira Costa, Departamento de Zoologia, UFMG
Curioso desde criança, Henrique tem um interesse especial em pesquisar a história por trás dos nomes científicos dos animais, que partilha com a gente na coluna O nome dos bichos

Comentários

Observação: Os comentários publicados abaixo foram enviados por nossos leitores e não necessariamente representam a opinião da Ciência Hoje das Crianças.

  1. SOPHIA LOREN disse:

    OI MEU NOME E SOPHIA EU TENHO 12 ANOS E ADORO AREVISTA A ORIGEM DO COMPUTADOR BJS

  2. kauane disse:

    nossa!! eu não sabia disso, isso é verdade? eu achei isso muito legal

  3. João Victor A. de Lacerda disse:

    Como sempre, um excelente e inspirador trabalho!
    Parabéns!

  4. Anna Elise Soares Cardoso disse:

    Será que o carangueijo luta?


Deixe o seu comentário!









Conteúdo Relacionado

  • Dragões existem?

    Conheça os dragões do mundo real

    A palavra “dragão” tem origem no latim (i)draco(/i) e do grego (i)drakon(/i). Originalmente, parecia se referir a grandes serpentes.  (foto: Ville Miettinen – CC BY-NC 2.0)
  • O verme-elegante

    Um pequeno animal bem esquisito pode ajudar a ciência a entender o desenvolvimento embrionário.

    O “verme-elegante” mede apenas 1 milímetro de comprimento e vive no solo, onde se alimenta de bactérias. Ao contrário de muitos outros vermes, como as lombrigas, o verme-elegante não é um parasita.  (foto: Wikimedia Commons)
  • Imperador cientista

    Várias espécies de peixes foram descobertas pela realeza japonesa. Conheça algumas delas na coluna ‘O nome dos bichos’!

    O Imperador do Japão, Akihito (à esquerda) e seu pai, o Imperador Hirohito, que também foi um cientista (à direita, ao lado de Akihito ainda jovem). (fotos: Wikipedia e Free World Magazine [reproduzido por Sustainable Living Institute])
string(31) "lightboxIframe link infografico"

Novidades

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail.

Seu e-mail