O aviador que adorava escrever

“Só com o coração é possível enxergar corretamente.
O que é essencial é invisível para os olhos.”

A nota de 50 francos traz Saint-Exupéry e o Pequeno Príncipe

Que tal fazer uma viagem de um século rumo ao passado? Nosso destino é o ano 1900. Na cidade francesa de Lyon, no dia 29 de junho desse ano, nascia o escritor-aviador Antoine de Saint-Exupéry.

Esse nome não lhe diz nada? Mas talvez você já tenha ouvido falar de O Pequeno Príncipe, o livro mais famoso escrito por Saint-Exupéry. Essa é uma das mais conhecidas obras da literatura infantil em todo o mundo. Não bastasse escrever a história, o francês também fez as ilustrações.

Além de escrever, Saint-Exupéry era apaixonado por aviões, e se tornou ele próprio um piloto. Fez inúmeros vôos por todo o mundo, e foi um pioneiro da aviação comercial. Mas ele acabou morrendo em um acidente aéreo, em 1944.

De volta ao ano 2000, podemos perceber que Saint-Exupéry não foi esquecido. O Pequeno Príncipe continua sendo lido e adorado por crianças e adultos de todo o mundo. E seu autor é muito querido na França, onde foi carinhosamente apelidado de “Saint-Ex”. Ele até foi escolhido para ser o rosto da nota de 50 francos franceses!

Neste ano, várias comemorações serão feitas no mundo inteiro para marcar o centenário de seu nascimento. A data será especialmente festejada em Lyon, a cidade natal do escritor-aviador.

 

Matéria publicada em 09.02.2000

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Eu já li um pedaço desse livro e gostei!

    Publicado em 10 de novembro de 2018 Responder

Envie um comentário

Bruno-Magalhaes

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat