Museu em casa

O dinossauro gigante Gondwanatitan faustoi é uma das atrações da exposição Dinos virtuais (imagem: Reprodução).

Você se amarra em dinossauros e em outras criaturas pré-históricas? Então, que tal visitar, sem sair de casa, uma exposição sobre esses habitantes do passado? Parece impossível? Pois saiba que o Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro inaugurou, na internet, a mostra Dinos virtuais, que apresenta, com exclusividade, fósseis de 23 espécies de animais com coluna vertebral.

“São fósseis que não estão expostos no museu por ainda estarem em estudo ou por serem muito frágeis e precisarem ser guardados com cuidados especiais”, explica o biólogo Pedro Romano, do Departamento de Geologia e Paleontologia do Museu Nacional.

Veja como animais pré-históricos ganharam versões digitais, apresentadas na exposição Dinos virtuais (vídeo: Rogério Bistene, Laboratório de Processamento de Imagem Digital, Museu Nacional).

Assim como essas preciosidades, a mostra traz também réplicas em três dimensões que mostram como eram, em vida, criaturas como os dinossauros e os pterossauros. Você pode observar cada animal em detalhe e em diferentes ângulos, além de obter informações a seu respeito, como idade, tamanho, peso e hábitos alimentares. De quebra, conhece a arquitetura do palácio que abriga o Museu Nacional e que já serviu de residência para a família real portuguesa no século 19.

Não vai ter mau tempo que atrapalhe esse passeio. Então, o que está esperando? Inicie já a sua visita!

Matéria publicada em 14.09.2009

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Camilla-Muniz

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.