Mundo ovo

O mundo é um ovo! Já ouviu essa expressão? Geralmente ela é usada para dizer que o mundo é cheio de coincidências, mas um economista belga descobriu que essas palavras podem ser bem mais literais do que parecem: enquanto estava andando por uma feira pública em Londres, na Inglaterra, ele encontrou um mapa entalhado em um globo branco e um pouco maior que uma laranja. Era um ovo de avestruz!

Comparando o ovo gravado com ovos de avestruz atuais, um especialista chegou à conclusão de que o primeiro teria mais de 500 anos (Foto: Washington Map Society)

Comparando o ovo gravado com ovos de avestruz atuais, um especialista chegou à conclusão de que o primeiro teria mais de 500 anos (Foto: Washington Map Society)

Stefaan Missine comprou o ovo pelo equivalente a quase seis mil reais – estava apostando que aquele fosse um mapa importante. “Levei o objeto a um radiologista, que o comparou com um ovo de avestruz atual analisando a espessura da casca, o diâmetro, o peso e a altura”, conta. A análise concluiu que se tratava de um objeto da época de 1500.

Observe as Américas entalhadas no ovo. Talvez este seja o registro mais antigo do nosso continente em um <i>mapa mundi</i> (Foto: Washington Map Society)

Observe as Américas entalhadas no ovo. Talvez este seja o registro mais antigo do nosso continente em um mapa mundi (Foto: Washington Map Society)

“Ovos perdem a densidade ao longo dos anos e, após a comparação com o ovo atual, percebemos que o objeto era de 1504”, Stefaan disse à CHC. O modo como o mapa foi entalhado – com um pincel de ferro para esculturas – indica que ele foi confeccionado em Florença, na Itália, na mesma época em que o famoso escultor Leonardo Da Vinci estaria na cidade pintando sua Monalisa.

Curioso, não é? Mas o mais legal dessa descoberta é que o nome do nosso país está lá! Se a datação estiver correta, poucos anos após a descoberta do Brasil por Pedro Álvares Cabral, já havia alguém na Itália colocando o novo território em um mapa. “O fabricante deve ter tido contato com mapas dos exploradores do Novo Mundo, como Américo Vespúcio, Pedro Álvares Cabral e Cristóvão Colombo”, reflete Stefaan.

Se o mundo é um ovo ou não, vale a nossa imaginação – mas que ele pode ser representado na casca de um, disso já temos certeza!

Matéria publicada em 19.09.2013

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    kkkkkkkkkkkkkkkkk Adorei o texto!

    Publicado em 16 de março de 2019 Responder

Envie um comentário

Camille-Dornelles

Quando criança, gostava de fazer experimentos dentro de casa e explorar o mundo. Hoje, na CHC, me sinto brincando de cientista e trabalhando como jornalista ao mesmo tempo.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.