Meu avô espanhol

O panda gigante é famoso por sua aparência dócil – e fofa! –, por alimentar-se de bambu e, principalmente, por estar bastante ameaçado: atualmente, é encontrado apenas em algumas partes da China. Por isso, não é todo dia que os cientistas esperam encontrar um panda na Espanha. No passado, porém, os ancestrais desse animal viviam por lá, como indicam dois fósseis recém-descobertos.

Panda gigante

O panda gigante, que vive na China, é hoje o único representante vivo de sua família de ursos (Foto: Wikimedia Commons)

Você deve estar se perguntando: o que esses animais asiáticos estavam fazendo na Europa? O paleobiólogo Juan Abella, do Museu Nacional de Ciências Naturais da Espanha, explicou à CHC que o habitat dos animais nem sempre permanece o mesmo ao longo do tempo, já que os bichos estão sempre buscando o melhor lugar para viver.

Aos poucos, os animais podem mudar de um lugar para outro – às vezes, as pequenas adaptações necessárias ao novo ambiente levam até ao surgimento de novas espécies.

“Os membros mais antigos já encontrados da subfamília Ailuropodinae, que inclui os pandas, viveram no que hoje é a Espanha. Acreditamos que, pouco a pouco, esses animais tenham se dirigido a outras partes da Europa e da Ásia”, conta Juan. “Depois, as espécies europeias foram extintas e só sobreviveram as da China. Esse processo, claro, demorou milhões de anos”.

Kretzoiarctos beatrix

Representação artística de como seria o Kretzoiarctos beatrix (Imagem: SINC)

Com base em dois fósseis de dentes e maxilares encontrados em 2011 e 2012, os cientistas descobriram algumas características do panda pré-histórico, que viveu há 11,6 milhões de anos e recebeu o nome de Kretzoiarctos beatrix, e já sabem que ele tinha os dentes bastante semelhantes aos do panda de hoje. Porém, a espécie atual é maior e mais adaptada para comer plantas duras, como o bambu.

Matéria publicada em 05.12.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Catarina Chagas

Desde criança gosto de ler, inventar histórias e descobrir novidades. Cresci e encontrei um trabalho em que posso fazer tudo isso.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.