Mantendo a lei e a ordem

Uma briga entre duas pessoas, sobretudo se envolver violência, pode acabar virando caso de polícia. Isso não é novidade para ninguém, mas atenção ao que vou contar agora: além dos humanos, chimpanzés (Pan troglodytes) também pedem uma ajudinha aos “policiais” de vez em quando. Só que a polícia desses nossos parentes distantes não carrega algemas nem armas…

Dois chimpanzés

Digit (esquerda) e Cess (direita) agem como policiais e separam brigas dentro de sua comunidade (Foto: Claudia von Rohr)

Assim como os seres humanos, os chimpanzés se organizam em sociedade. Por isso, é normal que algumas confusões aconteçam de vez em quando, normalmente durante uma disputa por comida ou por parceiros. Uma das táticas usadas para evitar esses conflitos é chamada policiamento: quando dois chimpanzés brigam, um terceiro chega para separá-los de maneira imparcial, ou seja, sem defender nenhum dos lados.

Esse comportamento chamou a atenção de pesquisadores da Universidade de Zurique, na Suíça. Afinal, por que se meter no meio de uma briga, correndo o risco de se machucar?

Para responder a essa pergunta, os cientistas observaram chimpanzés em um zoológico e compararam os resultados com outros grupos já estudados. Eles concluíram que o policiamento ajuda a manter a estabilidade do grupo. “De maneira inconsciente, os chimpanzés percebem que as brigas são ruins e tentam restabelecer a paz na comunidade”, conta a antropóloga Claudia von Rohr, que coordenou o estudo.

Mesmo sendo bastante eficiente, o policiamento só acontece em situações muito extremas, que ameacem a unidade do bando. E não é qualquer chimpanzé que pode assumir o papel de policial. “Apenas os líderes do grupo, chamados de machos e fêmeas alfa, podem intervir nos conflitos”, afirma Claudia.

Matéria publicada em 02.04.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Paula-Padilha

Gosto de ciências desde criança e até fui cientista durante um tempo, mas troquei as pipetas e os tubos de ensaio por lápis e papel.

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.