Papai cortiçol em ação

Ave tem uma estratégia especial para levar água aos filhotes

O cortiçol-de-namaqua.
Foto Chris Eason/Wikimedia Commons

A vida no deserto africano do Kalahari não é fácil. Afinal, o calor é intenso e a água é escassa. Apenas espécies bem adaptadas sobrevivem naquele lugar. Uma dessas espécies é o cortiçol-de-namaqua, parente distante dos pombos.

Os cortiçóis se alimentam principalmente de sementes, e os filhotinhos já conseguem procurar por elas para saciar a fome poucas horas após saírem dos ovos. Mas isso não basta, porque os pequeninos recém-nascidos também precisam de água. Aí está um grande desafio, porque a água no deserto se acumula em poços longe do ninho dos cortiçóis. E agora?

Apesar de os cortiçóis conseguirem caminhar e procurar comida assim que nascem, eles não sobrevivem a uma jornada de alguns quilômetros até o poço de água. Então, a água precisa chegar até eles. Como? Com a ajuda do papai!

Machos adultos do cortiçol-de-namaqua possuem penas especiais em seu peito. Essas penas têm ramos muito, muito pequenos, chamados bárbulas, que ficam enroladinhos como molas. O papai cortiçol voa até o poço mais próximo, mergulha seu peito na água e as penas especiais conseguem prender o líquido entre elas. Até 40 mililitros de água ficam presos nas penas do cortiçol. Embora metade ou mais evapore durante o voo de volta para o ninho, que geralmente leva alguns minutos, a água que resta é suficiente para saciar a sede dos filhotes!

O cortiçol-de-namaqua molhando as penas do peito para levar água aos filhotes.
Foto Krista Oswald / iNaturalist / CC BY-NC 4.0

Depois de quatro a cinco semanas do nascimento, os pequeninos cortiçóis já conseguem voar. E com seis a oito semanas já estão prontos para baterem asas até o poço de água, dando um descanso merecido ao paizão.


henrique-caldeira

Henrique Caldeira Costa,
Departamento de Zoologia
Universidade Federal de Juiz de Fora

Sou biólogo e muito curioso. Desde criança tenho interesse em pesquisar os seres vivos, especialmente o mundo animal. Vamos fazer descobertas incríveis aqui!

Matéria publicada em 24.01.2023

COMENTÁRIOS

  • Camila

    Botucatu,16 de Março 2023

    Olá pessoal da revista CHC
    Meu nome é Camila tenho 9 anos de idade estou no 5 ano A na escola de periodo integral “Hernâni Donato ” localizada “Alameda dos Colibris” N700 , bairro Cedro na cidade de Botucatu S/P.
    Eu vi está notícia sobre o “Cortiçol” e gostei muito mesmo dessa informação, porque não sabia sobre isso e fiquei muito feliz em conhecer esse pássaro .Gostaria que vocês trouxessem mais características sobre o Cortiçol .NA minha escola tem um projeto muito legal que se chama “Passarinhando”.

    Camila.

    Publicado em 16 de março de 2023 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!