Um século de boas histórias

O que um avião vermelho tem em comum com um elefante chamado Basílio? E com um urso que tem música na barriga? Os três são personagens criados por Érico Veríssimo! Considerado um dos grandes escritores do Brasil, Veríssimo publicou diversos livros para crianças e adultos. Se estivesse vivo em 2005, completaria 100 anos de idade! Então, o que você acha de aproveitar a data para conhecer melhor a vida e a obra desse autor?

Nascido na cidade de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul, Érico Veríssimo tinha um jeito especial de escrever. “Ele fazia com que a história deslizasse na mente do leitor, formando imagens, como se fosse um filme”, conta a professora de literatura Eliana Yunes, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. “Também usava linguagem simples e falava sobre a situação do país tanto nos seus livros para adultos quanto nos infantis.”

Para crianças como você, Érico Veríssimo escreveu 12 livros. Em muitos deles, o autor deu vida a objetos e animais. Assim são, por exemplo, os personagens de O urso com música na barriga , As aventuras do avião vermelho e A vida do elefante Basílio . Esse gaúcho, porém, escrevia para diversos públicos e sobre variados assuntos!

Alguns dos livros que Érico Veríssimo escreveu para crianças: O urso com música na barriga , A vida do elefante Basílio e As aventuras de Tibicuera - uma ótima sugestão para você começar a ler esse autor gaúcho

No livro A vida de Joana d’Arc , dedicado aos jovens, por exemplo, Veríssimo conta a história real dessa francesa que foi presa e condenada à morte na fogueira em 1431. O autor, porém, também se aventurou pela ficção científica ao publicar Viagem à aurora do mundo e recebeu prêmios por diversos livros que escreveu para adultos. Uma de suas obras mais conhecidas, aliás, é Olhai os lírios do campo .

Mas se você nunca leu nada de Érico Veríssimo e não sabe por onde começar, siga a sugestão da professora Eliana Yunes: procure nas livrarias ou bibliotecas o livro As aventuras de Tibicuera , que conta a história de um indiozinho que percorre a história do Brasil!

Tudo começa com o nascimento de Tibicuera, antes de 1500, e termina em 1942, em um arranha-céu de Copacabana. Durante a fantástica viagem pelo tempo, o índio – que foi batizado com o apelido de infância de Érico Veríssimo! – participa de muitos momentos históricos do Brasil. Tiradentes e Zumbi do Palmares, por exemplo, são alguns de seus amigos nessa aventura! Então, o que você acha de embarcar nessa história e conhecer um pouco da obra de um escritor que nasceu há 100 anos?

 

 

Matéria publicada em 24.05.2005

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Clara Meirelles

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.