Hidrelétrica em casa

Você já deve ter ouvido falar de maneiras alternativas de gerar energia sem poluir o meio ambiente. Um exemplo são as hidrelétricas, que produzem energia a partir da força dos rios. Mesmo sem causar sujeira, as usinas hidrelétricas também têm impacto ambiental, pois sua instalação alaga áreas enormes e destrói os ecossistemas ali existentes.

Pensando nisso, criativos engenheiros da empresa AguaTerraAr (ATA) criaram um tipo de usina hidrelétrica que pode ser instalada sem causar alagamento e, acredite, dentro da sua própria casa. É a Usina Geradora de Energia Sustentável (UGES), que não usa a força dos rios, mas sim da água encanada que chega a reservatórios caseiros como as caixas d’água.

Parte da Uges que fica na caixa d’água transformando a água que entra em energia. (foto: Jorge Correa)

Parte da Uges que fica na caixa d’água transformando a água que entra em energia. (foto: Jorge Correa)

O projeto é uma alternativa limpa para gerar eletricidade e produz mais da metade da energia consumida por uma casa. Além disso, por ser móvel e prática, pode ser instalada em qualquer lugar onde tenha abastecimento de água.

“É uma solução barata para comunidades isoladas, residências, indústrias e centros comerciais”, avalia a engenheira da ATA e uma das responsáveis pelo invento Jorgea Correa. “Ela pode ajudar a contornar problemas como apagões por se tratar de uma energia independente, que é gerada na sua própria casa”.

Produzir e armazenar

A UGES, assim como uma hidrelétrica comum, conta com uma turbina, mas, ao invés de ser o rio a girá-la, é a água que entra na caixa d’água que provoca esse movimento.

“A água encanada chega com uma força  que, ao passar pelo equipamento, faz a turbina girar e produz energia elétrica”, explica o engenheiro e coautor do projeto Mauro Serra, também da ATA. “Essa energia é levada até a segunda parte da UGES através de fiação elétrica e é transformada e armazenada, abastecendo o local e gerando energia. A energia não consumida fica armazenada em baterias até que alguém precise utilizá-la”.

Parte móvel da Uges que acumula a energia gerada pelo consumo de água.(foto : Jorgea Correa)

Parte móvel da Uges que acumula a energia gerada pelo consumo de água. (foto : Jorgea Correa)

Vale destacar que, embora possa ser instalada em qualquer lugar, essa pequena e portátil usina hidrelétrica tem restrições, pois não gera energia suficiente para suportar aparelhos de alto consumo como micro-ondas e chuveiros elétricos. “Ela é ideal para  geladeiras, televisões, liquidificadores, notebooks e outros aparelhos que tenham baixo ou médio consumo de eletricidade, além de lâmpas comuns”, esclarece Jorgea.

A UGES começará a ser vendida dentro de alguns meses após o término de sua construção e inicio da produção e poderá ser usada por qualquer pessoa. Para isso, basta conectá-la no reservatório de água local e no quadro de energia da residência ou diretamente em algum aparelho específico. Já pensou como seria legal contar para os seus amigos que você tem uma usina hidrelétrica bem na sua casa?

Matéria publicada em 04.09.2014

COMENTÁRIOS

  • Luciana

    Vocês me ajudaram bastante obrigado

    Publicado em 18 de agosto de 2020 Responder

  • Júlia Louíse Gonçalves Ferreira

    Sem dúvidas, a melhor revista!

    Publicado em 27 de outubro de 2020 Responder

  • Isabela

    Quero muito ter um desses! Muito obrigada??

    Publicado em 28 de outubro de 2020 Responder

  • Othavio

    Gostaria de ter muito um desses muito legal ???

    Publicado em 18 de abril de 2022 Responder

  • Fernando Alves Bianchi

    Gostaria de saber o valor do equipamento acredito que juntamente com placas voltaicas que já tenho seria muito interessante principalmente a noite hora que não tem sol.

    Publicado em 12 de novembro de 2023 Responder

  • Rui A. Franco

    Excelente aparelho;
    estimativa de comercializacão??????

    Publicado em 12 de novembro de 2023 Responder

Envie um comentário

Isabelle Carvalho

Desde criança, sempre gostei de ler e escrever histórias. Hoje, estou muito feliz por poder contar muitas histórias sobre ciência na CHC!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.