Gripe, não!

Esperto como você é, deve saber que uma grande campanha de vacinação está acontecendo no Brasil. Pois é! Ela quer proteger a população de um novo tipo de gripe, que surgiu no ano passado e ganhou um nome meio complicado: influenza H1N1. Mas será que você e sua família vão precisar tomar essa vacina? E por que a agulhada é justamente para nos proteger desse tipo de gripe – e não de outro?

(Ilustração: Jaca).

Sem dúvidas

“A campanha de vacinação pretende prevenir um tipo de gripe causado por um novo vírus”, explica a pesquisadora Vera Gattás, do Instituto Butantan.

Trata-se do influenza A H1N1, que nunca havia atingido o ser humano antes. “Ele apresenta características em comum com os vírus que causam a gripe em porcos, em aves e em humanos”, conta a médica Helena Sato, diretora de imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria de Controle de Doenças de São Paulo. Por conta disso, nosso organismo ainda não possui defesa contra ele. Só quando entrar em contato com esse microrganismo é que a desenvolverá.

Daí a importância da vacina. Ela traz o vírus morto ou enfraquecido, incapaz de causar a doença. Assim, nosso corpo entra em contato com o microrganismo de forma segura, sem chance de ficar doente, e cria suas defesas. Dessa forma, após tomar a vacina, caso a gente entre em contato com o vírus H1N1, estaremos protegidos e dificilmente pegaremos a gripe que ele causa.

Mentiras na internet
Mensagem eletrônicas espalham por aí que a vacina que protege da gripe influenza H1N1 conteria substâncias prejudiciais à saúde. Será verdade? “A vacina é muito segura”, tranquiliza a médica Helena Sato, diretora de imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria de Controle de Doenças de São Paulo. Portanto, não dê ouvido a boatos!

Quem deve tomar a vacina?

A princípio, porém, nem todos os brasileiros tomarão a vacina que protege da gripe influenza H1N1. Entre as crianças, por exemplo, apenas as que têm entre seis meses e um ano e onze meses de idade serão vacinadas. Entre os adultos, a prioridade é para idosos, gestantes, entre outros. Segundo o Ministério da Saúde, essa decisão foi tomada porque, entre pessoas com essas características, foi grande o número de casos graves em 2009. Mas a medida pode ser revista, caso outros grupos, como crianças maiores de dois anos, apresentem casos graves.

Cuidados além da vacina

Os cuidados com a gripe influenza H1N1, porém, não se resumem à vacina. Também é importante sempre lavar as mãos e cobrir a boca ao tossir ou espirrar. Em caso de febre, dores pelo corpo ou dificuldade para respirar, procure um médico. Dicas anotadas? Então, passe-as adiante e… saúde!

Vacina pelo nariz?!?
Sabia que, nos Estados Unidos, a vacina que previne a gripe H1N1 vem em forma de spray, para ser aplicada no nariz? Tudo porque é recomendável que as vacinas sigam o caminho feito pelo vírus no corpo humano – e o H1N1 está no ar e entra no nosso organismo pelo… nariz!

Matéria publicada em 29.03.2010

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Adorei saber dessas curiosidades!

    Publicado em 15 de junho de 2019 Responder

  • Leidiana

    a vacina em forma de spray segue o mesporque
    mo caminho do virus H1N1
    o virus estA NO AR
    O virus tambem entra pelo nariz
    qual e a resposta?

    Publicado em 27 de maio de 2020 Responder

  • Luana

    a vacina em forma de spray segue o mesporque
    mo caminho do virus H1N1
    o virus estA NO AR
    O virus tambem entra pelo nariz
    qual e a resposta?

    Publicado em 27 de maio de 2020 Responder

    • Luana

      qual e a resposta certa
      a vacina em forma de spray segue o mesmo caminho do virus H1N1 porque
      a) o virus entra pelo nariz.
      b) o virus tambeém entra pelo nariz

      preciso urgente da resposta

      Publicado em 27 de maio de 2020 Responder

Envie um comentário

Debora-Antunes

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat