Ginástica para o cérebro???

Um, dois! Um, dois! Alonga! Pula! Chuta! Rebate! Pedala! Mergulha! Em qualquer idade, a gente pode se exercitar para ter um corpo saudável. Mas… e o cérebro? Será que existem exercícios que ajudam a mantê-lo “em forma” também? Esse negócio de treinar a memória funciona mesmo? Inspire, expire, e vamos investigar!  

Ilustrações Walter Vasconcelos

Em uma busca rápida na internet, a gente pode encontrar diversos programas e aplicativos com a proposta de “treinar o seu cérebro”. Essa ginástica cerebral exercita o que os especialistas chamam de funções executivas, que nada mais são do que um conjunto de habilidades que todos nós, humanos, temos. Veja esses exemplos de nomes curiosos:

O que dizem os cientistas?

Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre os exercícios para o cérebro e a memória, que tal entender se esses aplicativos e programas que oferecem o “treino de memória” ou a “ginástica cerebral” funcionam mesmo?

Na realidade, muitas dessas propostas anunciadas por aí não são validadas cientificamente, o que quer dizer que não podemos afirmar, sem qualquer dúvida, se fazem efeito ou não. Esses programas funcionam, mais ou menos como um jogo, ou seja, quanto mais você treina melhor é o seu desempenho. O que é absolutamente normal e esperado que aconteça. Afinal, quanto mais praticamos uma tarefa – como andar de bicicleta! – mais a nossa habilidade vai sendo trabalhada. Com o cérebro não é diferente.

Um ponto que merece a nossa atenção é: para quem esses jogos são desenvolvidos? Será que são recomendados a pessoas que já têm alguma condição médica – por exemplo, algum problema que afete a memória – ou podem ser usado por qualquer pessoa, independentemente de idade ou condições de saúde?

Analía Arevalo
Departamento de Cirurgia Experimental
Faculdade de Medicina
Universidade de São Paulo
Priscilla Oliveira Silva Bomfim
Núcleo de Pesquisa, Ensino, Divulgação e Extensão em Neurociências
Instituto de Biologia Universidade Federal Fluminense

 

Edição Exclusiva para Assinantes

Para acessar, faça login ou assine a Ciência Hoje das Crianças

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!