Fique por dentro da Copa do Mundo!


Diná e Rex se preparavam para assistir a seleção brasileira em mais uma partida de futebol. Eles vestiram uniformes, pegaram bandeiras, fizeram pipoca e ficaram na expectativa. No auge da alegria, Diná perguntou: “Por que será que damos tanta importância a esse jogo?” Foi aí que decidiram pesquisar.

Até hoje, nenhum esporte despertou tanto interesse popular quanto o futebol! Sua principal competição, a Copa do Mundo, reúne, desde a fase eliminatória, cerca de 130 países no mais importante evento do mundo esportivo. A idéia de organizar um torneio de futebol internacional a cada quatro anos surgiu em 1928, por sugestão do francês Jules Rimet, então presidente da Federação Internacional de Futebol Association (Fifa). Estava inaugurada uma nova etapa na história do futebol!

A primeira Copa do Mundo foi disputada no Uruguai em 1930 e terminou com a vitória dos donos da casa. Depois foi a vez de a Itália conquistar por duas vezes o título. Em 1950, após 12 anos de interrupção devido à Segunda Guerra Mundial, o Brasil foi sede da pior Copa para nós, brasileiros. A seleção chegou à final com a vantagem do empate e confiante na vitória, mas o Uruguai surpreendeu e calou nossa torcida em pleno Maracanã.

O primeiro título do Brasil só veio na sexta Copa, disputada na Suécia em 1958. Nossa seleção, com Garrincha, Didi e Pelé, foi a primeira (e única até hoje) a conquistar o mundial fora de seu continente. Quatro anos depois, o Brasil repetiu a dose e conseguiu seu bicampeonato no Chile. A terceira vitória brasileira veio em 1970, no México. Com o tricampeonato, a seleção obteve a posse definitiva da Taça Jules Rimet e Pelé consagrou-se “rei do futebol”.

Em 1978, foi disputada na Argentina uma Copa um tanto polêmica. O Brasil era apontado como favorito e só não iria à final se os argentinos ganhassem do Peru por mais de seis gols de diferença. E não é que eles conseguiram! A torcida brasileira até hoje acusa os peruanos de terem facilitado o jogo. O Brasil ficou em terceiro lugar, mesmo sem ter perdido nenhuma partida.


Em 1978, foi disputada na Argentina uma Copa um tanto polêmica. O Brasil era apontado como favorito e só não iria à final se os argentinos ganhassem do Peru por mais de seis gols de diferença. E não é que eles conseguiram! A torcida brasileira até hoje acusa os peruanos de terem facilitado o jogo. O Brasil ficou em terceiro lugar, mesmo sem ter perdido nenhuma partida.

Em 1994, após 24 anos sem vencer um mundial, o Brasil conquistou um título inédito para o futebol: o tetracampeonato! A Copa disputada nos Estados Unidos foi a primeira da história a ter a final definida por pênaltis. Quatro anos depois, os franceses conseguem sua primeira vitória em Copas do Mundo ao derrotar o Brasil. Os bastidores dessa derrota continuam sendo um mistério para a torcida brasileira.

Polêmicas à parte, o fato é que o mundial de 2002 promete muitas surpresas e coisas inéditas já estão acontecendo! Será a primeira Copa do milênio e, desta vez, dois países foram escolhidos para sediar os jogos: Japão e Coréia. Outra novidade é a estréia da China em mundiais. Ao lado de Turquia e Costa Rica, ela completa o quadro de países que vão enfrentar o Brasil na primeira fase da Copa.

Mas que países são esses? Diná e Rex, que não são bobos, já começaram a pesquisar sobre eles. Que tal você também embarcar nessa aventura? Você só precisa acompanhar a CH on-line!

Matéria publicada em 09.05.2002

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Sarita Coelho

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat