Explore o céu do norte do Brasil

Para cidades localizadas abaixo da Linha do Equador

O céu de São Gabriel da Cachoeira, cidade do estado do Amazonas, no dia 26 de janeiro de 2009, às 20h30. A posição dos astros é basicamente a mesma, na última semana de janeiro, para outras cidades da região norte localizadas abaixo da linha do Equador (imagem: Stellarium).

Os moradores da região norte podem observar, no mês de janeiro, as estrelas Canopus e Achernar na direção sul. A primeira pertence à constelação de Carina e é considerada a segunda estrela mais brilhante do céu noturno. Já a segunda faz parte da constelação de Eridanus e está localizada a uma distância de 144 anos-luz – cerca de 1,5 quatrilhões de quilômetros da Terra. Seu nome, Achernar, foi dado por astrônomos árabes e significa “onde o rio termina”.

Para cidades localizadas acima da Linha do Equador

Visão do céu de Boa Vista, capital do estado de Roraima, às 20h30 do dia 26 de janeiro de 2009. A posição dos astros é basicamente a mesma, durante a última semana do mês de janeiro, para outras cidades da região Norte localizadas acima da linha do Equador (imagem: Stellarium).

Quem estiver na região norte, em lugares acima da Linha do Equador, como a cidade de Boa Vista, pode ver Procyon – ou Prócion – na direção leste. Principal estrela da constelação de Cão Menor, ela também é considerada uma das mais brilhantes do céu. Se você reparar, verá que essa estrela forma, junto com Sirius e Betelgeuse, um triângulo, conhecido como “Triângulo de Inverno”, muito fácil de ser identificado no céu.

Matéria publicada em 17.05.2010

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Igor-Waltz

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.