Experiências eletrizantes!

Esta é para você que adora as experiências que a Ciência Hoje das Crianças vive publicando em suas edições: foi recentemente lançado um livro com 116 páginas de experiências que vão ajudá-lo a aprender física de maneira fácil e agradável. O livro chama-se Física mais que divertida e foi escrito por Eduardo de Campos Valadares, professor de física da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

As mais de cem experiências descritas no livro podem ser feitas com materiais recicláveis que você provavelmente tem em casa: garrafas vazias de refrigerante, balões de festa, canudinhos, canetas e outros. Boa parte delas são bem fáceis e podem ser realizadas por crianças. Mas para algumas, mais complicadas, você pode precisar da ajuda de um adulto.

Realizando as experiências propostas no livro, você vai descobrir na prática algumas leis físicas que regem o funcionamento da natureza, sem precisar ler textos complicados. É fazer e aprender! Você vai poder entender de forma divertida, por exemplo, como um submarino consegue submergir e voltar à superfície ou por que a asa de um avião consegue mantê-lo no ar.

Agora, para não ficar com água na boca, que tal fazer uma experiência do livro? Vamos mostrar a você que é possível manter um balão cheio de ar com a boca bem aberta! Duvida? Então tome nota: para isso, você só vai precisar de um balão de festas e de uma garrafa vazia de refrigerante, transparente de preferência.


Faça um furinho no fundo da garrafa, bem no centro. Estique bem a boca do balão e fixe-a na boca da garrafa. Com o dedo, empurre o resto do balão para dentro. Encha em seguida o balão com ar. Enquanto você sopra, sai ar pelo furinho no fundo da garrafa (você pode verificar isso com a mão). Quando terminar, tampe o furinho com o dedo. Aja discretamente, especialmente em demonstrações ao vivo destinadas ao grande público! O balão com a boca aberta ainda continua cheio? Destampe o furinho e veja o que acontece! Então, você imagina por quê?

Esta e outras dezenas de experiências estão em Física mais que divertida, lançado pela Editora UFMG. Mais informações sobre o livro podem ser conseguidas por e-mail ou pelo telefone (31) 3499-4650.

Física mais que divertida – inventos eletrizantes
baseados em materiais reciclados e de baixo custo
Eduardo de Campos Valadares
Belo Horizonte, Editora UFMG, 116pp.

Matéria publicada em 11.01.2001

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Bernardo-Esteves

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.