Estrada com história

Você sabia que, por lei, toda obra para formação de estradas, usinas ou outras construções no Brasil deve vir acompanhada de uma investigação arqueológica do local? Se, a princípio, você achar isso uma coisa sem pé nem cabeça, pare e pense melhor: essa regulamentação cria oportunidades para escavações que rendem resultados muito interessantes e evita a destruição de patrimônios históricos de grande valor!

Foi o caso de uma descoberta feita em Paraibuna, São Paulo, durante as obras de ampliação da rodovia Tamoios. Ao investigarem o local, especialistas encontraram um sítio arqueológico de cerca de cinco mil metros quadrados, com objetos atribuídos aos índios do grupo Aratu, que habitaram o Brasil entre os séculos 10 e 14.

Com cerca de cinco mil metros quadrados, o sítio arqueológico encontrado em Paraibuna contém utensílios cerâmicos produzidos por índios da tradição Aratu, raramente encontrados na região (Foto: Thiago K. Takeda)

Com cerca de cinco mil metros quadrados, o sítio arqueológico encontrado em Paraibuna contém utensílios cerâmicos produzidos por índios da tradição Aratu, raramente encontrados na região (Foto: Thiago K. Takeda)

Segundo Wagner Bornal, arqueólogo da empresa Origem Arqueologia, responsável pelo estudo, são raros, nessa região, os vestígios dessa tradição indígena. “É comum acharmos sítios associados à cultura Tupi-Guarani, mas, pela tipologia do material e padrão da ocupação do sítio, identificamos que os objetos foram produzidos pelos aratus”, explica.

Foram coletados pedaços de utensílios cerâmicos como potes e tigelas, além de objetos de pedra lascada e urnas funerárias. Pela quantidade de objetos escavados, a aldeia abrigava centenas de pessoas.

A análise do material indica que as peças foram produzidas há pelo menos 600 anos, mas é difícil dizer sua idade exata. “Sabemos que, após a chegada dos europeus ao Brasil, os índios passam a produzir objetos com tampa, alça e base plana, o que não é visto nos utensílios que encontramos”, avalia Wagner.

Outras evidências da presença da tradição Aratu no Vale do Paraíba já haviam sido encontradas nos municípios de Santa Branca e Caçapava. Na escavação em Paraibuna, também foram localizados mais 34 sítios arqueológicos com achados dos séculos 18 e 19.

Matéria publicada em 12.08.2013

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Que curiosidade maneira!

    Publicado em 31 de maio de 2019 Responder

Envie um comentário

Mariana Rocha

Cresci gostando de fazer descobertas para escrever sobre elas. Na CHC consigo ser curiosa e escritora, tudo ao mesmo tempo!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat