Estações do ano em outros planetas

O Sol e os nove planetas do Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão.

Que tal embarcar conosco em uma viagem pelo Sistema Solar? Prepare-se: você vai ver que as temperaturas em alguns planetas podem ser extremamente quentes… ou frias! Como a Terra, os outros planetas que giram em torno do Sol também têm estações do ano. Alguns, como Marte, apresentam as quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. Em outros, existe apenas verão e inverno. No entanto, as estações do ano nos planetas do nosso Sistema Solar são determinadas da mesma maneira que as da Terra.

Você já leu na CHC 103 que as estações do ano são resultado da inclinação de 23 graus do eixo da Terra quando ela se move ao redor do Sol (leia o quadro ao lado). Quando o Pólo Sul está inclinado em direção ao Sol, é verão ali e em todo o Hemisfério Sul. No dia 22 de setembro, começou a primavera no Hemisfério Sul e o outono no Hemisfério Norte. Nessa data, chamada Equinócio, o Sol brilhou diretamente sobre o a linha do Equador e se movimentou em direção ao sul. Além disso, o dia e a noite tiveram a mesma duração: 12 horas.

Muita gente pensa que as estações do ano são resultado da distância que existe entre a Terra e o Sol. Assim, a Terra estaria mais perto do Sol durante o verão e mais afastada durante o inverno. Mas isso não é verdade, pois a órbita da Terra é praticamente circular, ou seja, não há aumento ou diminuição significativa da distância entre planeta e o Sol. Porém, esse pensamento vale para as estações de outros planetas, pois as órbitas de Marte e Mercúrio, por exemplo, não são circulares como a da Terra. Nesse caso, as estações são influenciadas pela inclinação dos pólos e pelo aumento ou diminuição da distância do Sol.

No dia 22 de setembro, a Terra juntou-se a dois outros planetas em que é outono no hemisfério norte: Saturno e Netuno. Porém, as coincidências param aí. O outono nesses planetas é muito diferente do terrestre. Em Saturno, ventos de 130 graus centígrados negativos sopram a 1000 quilômetros por hora; em Netuno, a temperatura pode chegar abaixo de 200 graus negativos!

Enquanto na Terra temos 89 dias de inverno e 93 de verão, no hemisfério norte de Marte, o inverno dura 154 dias, e o verão, 178. Porém, o verão em Marte não é sinônimo de calor: as temperaturas variam de zero a 70 graus negativos! A atmosfera do planeta fica mais fina quando Marte está mais próximo do Sol e começa o inverno no pólo Norte do planeta. As temperaturas são tão baixas que o dióxido de carbono, principal componente da atmosfera, congela e cai no solo.

Se você achou que as estações de Marte são longas, ouça essa: em Urano, cada uma dura 20 anos! Isso acontece porque o eixo de rotação desse planeta tem inclinação de 82 graus. Um ano em Urano equivale a 84 anos da Terra. Cada pólo do planeta passa mais de 20 anos terrestres na escuridão, enquanto o sol brilha sobre o pólo oposto.

Já em Mercúrio, a temperatura em um dia de verão pode alcançar 400 graus centígrados! E nas noites de inverno, as temperaturas podem chegar a 200 graus negativos! Apesar de ser o planeta mais próximo do Sol, não é em Mercúrio que se registram as temperaturas mais quentes do Sistema Solar. O recordista é Vênus (o segundo mais próximo), com espantosos 470 graus centígrados!

Matéria publicada em 27.09.2000

COMENTÁRIOS

  • Guilherme Oliveira Miranda

    Muito bom esse texto porque agora nos sabemos a temperatura de cada um planeta de Júpiter, terra e outros….

    Publicado em 22 de maio de 2020 Responder

  • Amanda Fonseca Nunes Peres

    Eu amei essa história já mais vou esquecer 🥰🥰🥰

    Publicado em 30 de junho de 2020 Responder

  • Caio

    Tem nunca vou esquecer 😃😃😃😃😃😃

    Publicado em 15 de setembro de 2020 Responder

    • Maria Eduarda Silva Aguiar

      Esse texto é muito interessante, porque podemos conhecer melhor os planetas

      Publicado em 9 de setembro de 2021 Responder

  • [email protected]

    Tem nunca vou esquecer 😃😃😃😃😃😃

    Publicado em 15 de setembro de 2020 Responder

  • Caio Sebba de Souza Vega

    Plutão não é mais planeta! “O Sol e os nove planetas do Sistema Solar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, Plutão”!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Publicado em 21 de setembro de 2020 Responder

    • Elizabeth Alexsandra

      Só corrigindo você, Plutão não deixou de ser planeta!! Ele ainda está no Sistema Solar e sempre estará! A única coisa que mudou é que os cientistas o classificou como planeta anão, junto com outros, como Ceres e Makemake. Mas,mesmo sendo classificado como planeta anão, ele não deixa de fazer parte do Sistema Solar, é só questão de classificação, seu ignorante!!

      Publicado em 23 de fevereiro de 2021 Responder

  • Anonimo

    #plutãoéplaneta

    Publicado em 2 de outubro de 2020 Responder

  • Marlene Puga

    E o planeta Júpiter? Eu li a muitos anos um um livro do Camille Flammarion que em Júpiter só tem a estação primavera, temperatura sempre branda! Será que foi isso mesmo que li ? Abraços fraternos 🌹

    Publicado em 22 de setembro de 2021 Responder

Envie um comentário

Mara Figueira

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.

Rex, Diná e Zíper em…

Um lanchinho para os peixes. É correto alimentar esses animais na natureza?

Open chat