COMPARTILHE:

[print-button target='#areaImpressao']

Ciência Hoje das Crianças


Conteúdo do Link: http://chc.org.br/esgoto-para-plantar/

Esgoto para plantar

Cientistas usam restos do tratamento do esgoto para ajudar a germinar plantas do cerrado

Notícias - 26-10-2015 Meio Ambiente Imprimir Pdf

Esgoto é aquela água malcheirosa, cheia de detritos, que sobra depois que a usamos, por exemplo, no vaso sanitário, ou para lavar louça. Mas até isso pode ser útil para preservar o meio ambiente, sabia? Bem, claro que, se despejado na natureza sem cuidados, o esgoto causa um problema danado – polui rios, mares etc. Porém, cientistas criaram um jeito de aproveitar elementos do esgoto para plantar mudas de espécies do cerrado, um dos biomas mais ameaçados do Brasil.

Mudas plantadas com a ajuda do lodo retirado do esgoto. (foto cedida pelo pesquisador)

Mudas plantadas com a ajuda do lodo retirado do esgoto. (foto cedida pelo pesquisador)

Antes de despejar o esgoto em um rio, por exemplo, ele precisa ser tratado, para retirar pelo menos uma parte das impurezas. Durante o tratamento, a sujeira sólida é retirada, com aspecto escuro e pegajoso – o lodo. Guardou o nome? Rico em matéria orgânica (restos de comida, por exemplo), é ele quem vai ser usado como fertilizante para as mudas, depois de passar por dois processos especiais: compostagem e vermicompostagem.

O primeiro é uma forma de transformar lixo em adubo com a ajuda de microrganismos. Já o segundo faz a mesma coisa, só que com a ajuda de minhocas. O resultado é um material rico em nutrientes de que as plantas precisam para crescer fortes e saudáveis.

Cientistas estudam como diferentes espécies de plantas do cerrado respondem ao novo método. (foto cedida pelo pesquisador)

Cientistas estudam como diferentes espécies de plantas do cerrado respondem ao novo método. (foto cedida pelo pesquisador)

O botânico Etenaldo Felipe Santiago, da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, e seus colaboradores decidiram testar o adubo feito a partir do lodo em diferentes espécies de plantas do cerrado. Para isso, eles selecionaram as sementes e realizaram diversos testes em laboratório e em viveiro, com e sem o adubo, verificando que plantas cresciam melhor com a ajuda do lodo. “O desafio está justamente nesse ponto: selecionar espécies vegetais nativas que respondem bem ao lodo”, ele disse à CHC.

Como as plantas são muito diferentes, houve espécies que não melhoraram sua germinação e crescimento com o adubo, mas muitas apresentaram um bom resultado. Por isso, Etenaldo está convencido de que o lodo é promissor para ser usado no reflorestamento. Agora, eles estudam como essas plantas vão responder quando plantadas ao ar livre e, principalmente, se algum resto tóxico do lodo poderá fazer mal ao meio ambiente.

Iara Pinheiro, estagiária do Instituto Ciência Hoje/ RJ
Fui uma criança curiosa e tagarela, por isso adoro ler e escrever. Surgiu daí minha vontade de ser jornalista: para descobrir um pouquinho todo o dia.

Comentários

Observação: Os comentários publicados abaixo foram enviados por nossos leitores e não necessariamente representam a opinião da Ciência Hoje das Crianças.

  1. Maria Eduarda Pelozio disse:

    Olá pessoal da CHC! Sou a Maria Eduarda,tenho 10 anos estudo na escola SESI 156 de São João da Boa Vista.Li a reportagem pela revista online sobre botânicos e resolvi entrar no site porque estamos estudando sobre o assunto.Fiquei pensando como eles conseguem transformar o esgoto em um jeito de ajudar as plantas a sobreviverem a esse mundo tão poluído ?
    Abraços, quem sabe esse mundo mude algum dia?

  2. Isabele Ramos da Silva disse:

    Olá! Me chamo Isabele, sou aluna da escola SESI de São João da Boa Vista e li a reportagem Esgoto para plantar e gostei muito,pois vou começar a estudar sobre isso e quero que vocês publiquem mais reportagens assim.

  3. Luiz Felipe Bastos Peres disse:

    Olá,pessoal da CHC ! Adorei a reportagem “Quando crescer vou ser… BOTÂNICO ” da revista número 281.Achei muito irado essa nova forma de acabar com a poluição utilizando plantas, pois ajuda na diminuição de sujeira e na preservação do meio-ambiente assim estaremos plantando novas árvores. E espero que publiquem novas coisas sobre o mesmo assunto.Abraços e até mais.

  4. Otavio Henrique Sanches Fernandes disse:

    oi,pessoal da chc.
    Sou Otávio, tenho dez anos. Achei a matéria sobre o esgoto que vira adubo muito interessante, pois não sabia que isso era posivel fazer isto.
    Continuem assim tchau

  5. Paulo Roberto Concentine Neto disse:

    Olá pessoal do CHC! Sou o Paulo Roberto, tenho 10 anos e estudo na escola SESI-SP de São João da Boa Vista. Li a reportagem da revista 281 “esgoto para plantar” e achei muito legal e interessante essa ideia de recuperar e aproveitar o esgoto para o bem da natureza. Com certeza vamos usar muito isso.
    Parabéns CHC! Tchau, Tchau.

  6. Pedro Henrique Sacardo dos Reis disse:

    Olá CHC! sou Pedro Henrique,tenho 10 anos e estudo na escola SESI de São João da Boa Vista.
    Li a reportagem 281 esgoto para plantar,adoreis e achei interessante esta reportagem e queria que publicassem mais destas reportagens sobre esse assunto. Parabéns CHC pelas reportagens e as cartas de leitor
    tchau

  7. Letícia Sousa Juliari disse:

    Olá galera da CHC!Tudo bem?Meu nome é Letícia tenho 10 anos ,estudo na escola SESI de São João da Boa Vista ,e gostei muito da reportagem “Esgoto para plantar” da edição 281.
    Vou assinar a revista!
    Um grande abraço:
    Letícia

  8. Leticia de Fátima Augusto da Silva disse:

    Olá pessoal da CHC! Tudo bem com vocês? Meu nome é Leticia e estudo na escola SESI de São João da Boa Vista, e tenho 10 anos.Gostei muito da reportagem ‘Esgoto para plantar’ da edição 281. Muito interessante saber que podemos transformar o esgoto em adubo, demais!
    Espero que tenha muito mais reportagens com esse mesmo assunto.
    Um grande abraço:
    Leticia

  9. Lhara Cavalari Rossetti Filipini disse:

    Olá Pessoal da CHC! Sou a Lhara da escola SESI de São João da Boa Vista tenho 11 anos e gosto muito da revista .
    Bom gostei muito da reportagem”Esgoto para plantar da edição 281 achei muito interessante, eu aprendi varias coisas que não sabia
    PARABÉNS pela reportagem.
    Abraços, Lhara

  10. João Pedro Santos Novais disse:

    Ola! Sou João Pedro tenho 10 anos e sou aluno da escola SESI de São João da Boa Vista,adorei a reportagem”esgoto para plantar” pois isso pode ajudar nas floresta desmatadas.

    espero que gostem da carta!
    Tchau!

  11. Eduardo Fernando Alves Cossa disse:

    Olá! Sou Eduardo Fernando tenho 11 anos sou aluno do 5 º ANO A da escola SESI 156, gostei muito da reportagem ha qual é falado sobre a composição de lixo em um super-adubo e também que podemos usar “esgoto para plantar”.
    Espero que respondam minha carta!
    Tchau, tchau galerinha da CHC

  12. Bianca de Oliveira Schiavo disse:

    Olá,chc! Sou aluna do SESI de São João da Boa Vista e adorei esse episódio de transformar esgoto em adubo! Parabéns! vocês são demais !

  13. Larissa Figueredo Marques disse:

    Olá !
    Sou a Larissa , Aluna do SESI São João da Boa vista .
    Li a revista 281 adorei , só que o mais legal foi esta matéria.
    Continuem fazendo matérias do tipo e um grande abraço !
    #melhor matéria!
    Tchau!

  14. Ana Clara Fogo Basso disse:

    Olá,pessoal da CHC! Sou a Ana Clara tenho 10 anos e estudo na escola SESI 156 de São João da Boa Vista. Gostei muito da reportagem N°281 ,pois eu não sabia que a profissão de Botânico era tão legal.
    Bom gostei muito de escrever para esta matéria. Abraços…

  15. João Victor dos Reis Mançano disse:

    Olá!
    Sou aluno do 5° ano A da escola SESI 156, adorei está reportagem do esgoto, não sabia que o lodo, que é uma coisa muito nojenta poderia virar em um super-adubo para as plantas queria que vocês falassem mais sobre isso.
    #Adorei!

    Tchau,galera da CHC!

  16. Maria Clara Pires Stanguni disse:

    Olá, como vai? Meu nome é Maria Clara, tenho 10 anos e estudo na escola SESI 156 de São João da Boa Vista, adorei a reportagem sobre botânicos da revista 281, fiquei tão admirada que resolvi pesquisar mais um pouquinho e encontrei esta reportagem onde fala do botânico que transformou esgoto em adubo, gostei muito da ideia e achei este tipo de profissão muito interessante! Quem sabe um dia eu não seja uma botânica como o Etenaldo, não é?
    Abraços CHC!
    Até mais !

  17. Isabella Machado Vitor disse:

    Olá1eu sou a Isabella estudo na escola SESI de São João da

  18. Fabiana De Marchi disse:

    fantástico esse processo excelente forma de recuperar e aproveitar mais o que simplesmente ia ser jogado fora – parabéns professor pesquisador.

  19. Eliane disse:

    Adorei a idéia de recuperar o esgoto e plantar nativas do cerrado.

  20. ingrid de oliveira piselli disse:

    amei,estou estudando sobre isso e achei muito interessante,porque é incrível saber que uma coisa tão ruim como o esgoto,pode fazer tão bem as plantas.Gostei bastante.

  21. Maria Fernanda disse:

    Adorei!! E também achei interessante! Parabéns CHC pelas as matérias incríveis !!

  22. CAMILA DE GODOY COSTA disse:

    ODIEI


Deixe o seu comentário!









Conteúdo Relacionado

string(31) "lightboxIframe link infografico"

Novidades

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail.

Seu e-mail