De onde veio o papel? O papel foi descoberto na China e, por muitos e muitos anos, os chineses guardaram em segredo a “receita” de como fabricá-lo. Como e por que essa receita foi revelada? De que jeito eram os primeiros papéis? Quem veio primeiro: o papel ou a escrita? Para descobrir, clique aqui!

Sob pressão

Está lá o canudo parado dentro do copo com água e nada acontece. Mas aí bate a sede e você vai tomar um pouco. Será que é a sucção que faz o líquido subir pelo canudinho?

Mulher rendeira

Versos de domínio público

Quero saber…

Respostas interessantes para perguntas muito curiosas!

#Superdicas CHC

Aqui você encontra nossas sugestões de livros, filmes, aplicativos e muito mais!

A origem dos vaga-lumes

Por Coelho Neto

Revolucionário dos mares

Conhecido como Almirante Negro, João Cândido liderou mais de 2 mil marinheiros contra a Lei da Chibata!

Você sabe o que é galha?

Encontradas em algumas plantas, as galhas são produzidas por parasitas.

Fala Aqui!

Este é o espaço para você falar com a CHC! Pergunta que a gente responde!

Nas águas de Copenhague

A capital da felicidade é rodeada por muita água.

Profissional de divulgação científica!

Para entender como os números podem “falar” sobre como uma doença se espalha, a CHC foi conversar com Ricardo Takahashi, professor titular do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pesquisador da área de epidemiologia matemática há 20 anos.

De onde veio o papel?

Vacinas, por que são tão importantes?

Se você pudesse fazer um pedido para 2020, o que pediria? Uma vacina para prevenir a covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus? Pode apostar que esse é o sonho de muita gente pelo mundo todo. E é também o desafio de muitos cientistas! Que tal conhecer um pouco da história das vacinas e descobrir como são produzidas?

Contra o racismo, menos ignorância e mais amor!

O escorpião da rocha antiga

O fóssil mais antigo desse temido animal na América do Sul é do Brasil.

Revolução 99

Você é capaz de acertar primeiro a soma de todos os números?

As constelações e as culturas

Observando o céu, diferentes culturas dão nome aos astros e contam um pouco de nossa história.