COMPARTILHE:

[print-button target='#areaImpressao']

Ciência Hoje das Crianças


Conteúdo do Link: http://chc.org.br/e-do-brasil/

É do Brasil!

Nossa nova coluna, ‘Fundo do mar’, apresenta animais que habitam as águas marinhas brasileiras

Fundo do mar - 23-09-2016 Bichos Imprimir Pdf

Onça-pintada, arara azul, bicho-preguiça, jacaré-do-papo-amarelo… com certeza você já ouviu falar, e provavelmente viu até fotos, de alguns desses lindos animais, certo? Sabe o que eles têm em comum? Todos vivem no Brasil, em florestas e no Pantanal. Mas, e quanto às espécies que vivem no mar? Você conhece o nome de alguma que vive no Brasil?

A tartaruga-verde ((i)Chelonia mydas(/i)) é um dos famosos habitantes dos mares brasileiros. (foto: João Paulo Krajewski)

A tartaruga-verde ((i)Chelonia mydas(/i)) é um dos famosos habitantes dos mares brasileiros. (foto: João Paulo Krajewski)

Apesar de menos conhecidas que as espécies terrestres pela maioria das pessoas, uma grande variedade de animais espetaculares vive nos mares brasileiros. Tartarugas marinhas de diferentes tamanhos, peixes dos mais variados formatos e cores e golfinhos de várias espécies, por exemplo, podem ser encontrados no nosso litoral.

Os lindos corais-cérebro-de-Abrolhos ((i)Mussismilia brasiliensis(/i)), que formam os chapeirões: recifes com formato de cogumelos gigantes! (foto: João Paulo Krajewski)

Os lindos corais-cérebro-de-Abrolhos ((i)Mussismilia braziliensis(/i)), que formam os chapeirões: recifes com formato de cogumelos gigantes! (foto: João Paulo Krajewski)

Existem, ainda, espécies marinhas que só vivem no Brasil. Esse é o caso dos corais-cérebro-de-Abrolhos (Mussismilia braziliensis), que formam estruturas semelhantes a cogumelos gigantes no litoral sul da Bahia, conhecidas por chapeirões. Um verdadeiro espetáculo que só pode ser contemplado no nosso país! Além desse coral, algumas espécies de peixes, como o papagaio-do-recife (Sparisoma amplum) e a donzela-de-Rocas (Stegastes rocasensis), também não vivem em nenhum outro lugar do mundo além do Brasil.

Você pode estar se perguntando: por que tantas espécies só vivem nos nossos mares? Afinal, se até nós, seres humanos, podemos viajar de barco dos Estados Unidos e Caribe ao Brasil, por que os peixes não podem fazer esse trajeto nadando? Bem, você já deve ter ouvido falar no rio Amazonas, que atravessa o norte do Brasil e deságua no oceano Atlântico. Pois bem. O volume desse rio é tão grande, que ele lança uma imensa quantidade de água doce em sua foz (região onde encontra o mar).

O simpático peixe-papagaio-do-recife ((i)Sparisoma amplum(/i)) só vive no Brasil... (foto: João Paulo Krajewski)

O simpático peixe-papagaio-do-recife ((i)Sparisoma amplum(/i)) só vive no Brasil… (foto: João Paulo Krajewski)

A maioria das espécies marinhas não consegue sobreviver em água doce e, por isso, a foz do rio Amazonas funciona como uma verdadeira barreira, ao dificultar a passagem de peixes, corais e outros animais marinhos entre o Brasil e o Caribe.  Ao longo de milhares de anos, essa barreira levou ao isolamento de muitas espécies e ao aparecimento de espécies únicas do nosso litoral.

A colorida donzela-de-Rocas ((i)Stegastes rocasensis(/i)) também é uma espécie endêmica, isto é, exclusiva dos nossos litorais. (foto: João Paulo Krajewski)

A colorida donzela-de-Rocas ((i)Stegastes rocasensis(/i)) também é uma espécie endêmica, isto é, exclusiva dos nossos litorais. (foto: João Paulo Krajewski)

Não bastasse tantas riquezas naturais em terra, nosso mar é um espetáculo de cores e espécies únicas. Cabe a nós, brasileiros, cuidar desses verdadeiros tesouros submarinos.

Roberta Bonaldo, Grupo de História Natural de Vertebrados, Universidade Estadual de Campinas
Amo o mar! Meu trabalho é procurar histórias curiosas desse fantástico universo.

Comentários

Observação: Os comentários publicados abaixo foram enviados por nossos leitores e não necessariamente representam a opinião da Ciência Hoje das Crianças.

  1. Alunos do 5º Ano A disse:

    Olá, pessoal da CHC online! Nós da escola estadual Professor Celestino Bourroul.
    estamos no 5 ano ´´a´´ , e acompanhamos as matérias publicadas por vocês.
    Queremos comentar a matéria ´´fundo do mar´´, ela é sensacional. Pois, conhecemos diversas especies de peixes, como o Peixe-Papagaio -do-Recife.
    Suas cores são exuberantes, e também descobrimos que esse animal vivem só no Brasil, em virtude do rio Amazonas, que deságua com força em excesso,no Oceano Atlântico, deste modo fazendo uma grande e forte barreira entre o Brasil e o Caribe, impedindo que eles migram. Podem mandar outras reportagens nas próximas revistas?

    Ate a próxima publicação,

    Abner Jezrrel, Rayssa, Giovana e
    Ana Beatriz.

  2. ALUNAS DO 5 ANO A disse:

    OLA,PESSOAL! NOS SOMOS ALUNAS DO 5 ANO A ,DA ESCOLA E.E.PROF CELESTINO BOURROUL. QUEREMOS DIZER QUE ADORAMOS A MATÉRIA: ” E DO BRASIL ” DA SEÇÃO FUNDO DO MAR. NÓS VIMOS A FOTO DO PEIXE-PAPAGAIO- DO- RECIFE,ACHAMOS ELE MUITO INTERESSANTE. FICAMOS SABENDO QUE ELE SÓ FICA NO BRASIL PORQUE O RIO AMAZONAS DESÁGUA COM MUITA FORÇA E FORMA UMA BARREIRA QUE IMPEDE A PASSAGEM DOS PEIXES INCLUSIVE A DO PEIXE-PAPAGAIO-DO RECIFE. QUERÍAMOS QUE PUBLICASSEM MAIS MATÉRIAS DO FUNDO DO MAR .

    ATE BREVE,

    ALUNAS DO 5 ANO A .
    ESTER E ALICE

  3. ana beatriz lima da silva disse:

    SANTO ANDRÉ ,01 DE DEZEMBRO DE 2016
    OLÁ, PESSOAL DA CHC ONLINE
    NOS ALUNAS RAYSSA,GIOVANA E ANA BEATRIZ ,ESTUDANTE DO 5 ANO ´´A´´ DA ESCOLA E.E. PROFESSOR CELESTINO BOURROUL .
    A NOVA COLUNA DO MAR ´´FUNDO DO MAR´´ É MUITO LEGAL E INTERRESSANTE ESSA MATÉRIA POIS .CONHECI PEIXES QUE NÃO SABIA QUE EXISTIA COMO O PEIXE – PAPAGAIO -DO – RECIFE.
    ACHEI MUITO LINDO SUAS CORES . E TAMBEM ESSES ANIMAIS NÃO SÓ VIVEM NO BRASIL PORÉM EM VIRTUDE DO RIO AMAZONAS QUE DESÁGUA COM FORÇA EM EXCESSO ,NO OCEANO ATLANTICO , DESTE MODO FAZENDO UMA GRANDE E FORTE BARREIRA ENTRE O BRASIL E O CARIBE.
    ATÉ A PRÓXIMA
    ANA BEATRIZ, RAYSSA E GIOVANA
    ESTUDANTE DA ESCOLA E.E. PROFESSOR CELESTINO BOURROUL
    SANTO ANDRÉ

  4. Milena Benfica Alves disse:

    Santo André,20 de novembro de 2016

    Á CHC online.

    Olá, pessoal da chc online! Eu me chamo Milena Benfica Alves,estudo no 5º ano A da Escola Estadual Professor Celestino Bourroul.
    A nova coluna -” Fundo do Mar”-, é simplesmente fenomenal! A reportagem -” É do Brasil”- é muito cativante,pois conheci peixes que eu nem imaginava que existia,por exemplo o peixe-papagaio-do-recife. Acho esse animal muito bonito por causa de suas cores estupendas.Descobri que esses animais só vivem no Brasil em virtude do rio Amazonas que deságua com força em excesso, no oceano Atlântico,deste modo fazendo uma grande e forte barreira entre o Brasil e o Caribe.
    Essa reportagem é extraordinária!

    Agradeço pela atenção!

    Milena Benfica Alves,estudante da
    Escola Estadual Professor
    Celestino Bourroul.
    Santo André.

  5. wanessa chaves de souza disse:

    AMO SUAS REVISTAS CIENCIA HOJE ,E TAMBÉM AMO ANIMAIS MARINHOS ,GOSTARIA QUE ESSA POLUIÇÃO ACABASSE PARA OS ANIMAIS MARINHOS NÃO MORRESEM CADA VEZ MAIS.

  6. Davi Enrico disse:

    A Revista CHC.

    Olá,eu achei muito legal essa noticia sobre Os animais,principalmente os marinhos.
    Peço que vcs façam uma reportagem sobre Os Seres Vivos.Obrigado pela atenção.
    Abraços e Parabens!!

  7. Alunos do 5º ano A disse:

    Olá, Revista Ciência Hoje Criança
    Queremos elogiar a reportagem acima,gostamos de saber sobre os recifes de corais da ilha Abrolhos.
    Gostariamos de mais reportagens sobre animais marinhos.
    Abraços.

    Alunos do 5°A São José dos Campos SP

  8. José Sabino disse:

    Querida Roberta. A estreia pode ser considerada em grande estilo. Vai fazer história, marcando pontos em favor da compreensão publica da ciência. Parabéns! Prof. Sabino

  9. daniel e helton disse:

    sao paulo dia 26/09/16
    muito legal esses peixes muito emteresante essas cores desses peixes tambem e imteresamte as tartarugas e a amazona funciona uma barreira para os peixes eles sao muito emteresantes pricipalmente as baleias elas sao os principais paras os peixes elas sao como as rainhas i ela tem aboca enorme capais de engoli dois ou mais tubaroes. um grande abraco de daniel e helton para voce tchau.

  10. LETICIA ELEM SOUSA DE OLIVEIRA disse:

    EU LETICIA ELLEM E GABRIELE ENTENDEU QUE TEM AUGUNS BICHOS QUE VIVE NO BRASIL ENO FUNDO DOMAR TIPO JACARA EOUTROS BICHOS

  11. Katinha Brasil disse:

    Amei a iniciativa.
    Divulgada no grupo AMAMOS AMAR O MAR do Facebook.
    Amar é conhecer e preservar e aprender a usar com parcimônia segundo os principios de sustentabilidade. SHOW! PARABÉNS!

  12. Ana Carolina S S Galvão disse:

    Texto encantador! Boa Faz lembrar que toda a Terra abriga diversos tipos de seres vivos, muito mais do que conhemos! Na água há vida, e muita vida!! Que bom saber que as águas brasileiras apresentam seres tão lindos!! Parabéns pelo belo texto e pelas lindas imagens!

  13. Sandra disse:

    Otima reportagem com belíssimas fotos. parabéns ! bjs Sandra – profa. de Ciências


Deixe o seu comentário!









Conteúdo Relacionado

string(31) "lightboxIframe link infografico"

Novidades

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail.

Seu e-mail