COMPARTILHE:

[print-button target='#areaImpressao']

Ciência Hoje das Crianças


Conteúdo do Link: http://chc.org.br/dragoes-existem/

Dragões existem?

Conheça os dragões do mundo real

O nome dos bichos - 30-05-2017 Bichos Imprimir Pdf

Dragões fazem parte do imaginário de vários povos, especialmente da Ásia e da Europa. São muitos os mitos e lendas sobre animais fantásticos semelhantes a serpentes ou lagartos imensos e geralmente alados. Recentemente, livros, filmes e desenhos animados têm apresentado dragões como vilões ou mesmo como ajudantes dos heróis. Eu, quando criança, ficava encantado com o incrível Tiamat, o dragão de cinco cabeças do desenho Caverna do Dragão.

A palavra “dragão” tem origem no latim (i)draco(/i) e do grego (i)drakon(/i). Originalmente, parecia se referir a grandes serpentes. (foto: Ville Miettinen – CC BY-NC 2.0)

A palavra “dragão” tem origem no latim (i)draco(/i) e do grego (i)drakon(/i). Originalmente, parecia se referir a grandes serpentes. (foto: Ville Miettinen – CC BY-NC 2.0)

Alguns pesquisadores sugerem que as lendas sobre dragões podem ter surgido quando povos antigos, milhares de anos atrás, encontravam ossos de dinossauros e não faziam ideia do que eram de fato. Algo parecido aconteceu com ossos de elefantes-anões e o mito do ciclope, que eu já contei aqui em ‘O Nome dos Bichos’.

Infelizmente – ou felizmente – dragões tal como contam as histórias jamais existiram. Mas, há um grupo de lagartos que recebeu o nome científico Draco, e não foi à toa! Embora não possam voar como os lendários monstros, esses lagartos são capazes de planar. Isso porque algumas costelas deles são bastante longas, separadas umas das outras e capazes de se mover como um leque. Quando o “dragão” está no alto de uma árvore e precisa fugir de um predador, ele simplesmente “abre” seu leque de costelas como se fossem saltar, planando para longe do perigo.

Um verdadeiro lagarto-dragão das florestas do sudeste da Ásia e um desenho do seu esqueleto. Repare nas longas costelas que se abrem como asas quando o lagarto salta de uma árvore a outra. (foto: Wikimedia Commons)

Um verdadeiro lagarto-dragão das florestas do sudeste da Ásia e um desenho do seu esqueleto. Repare nas longas costelas que se abrem como asas quando o lagarto salta de uma árvore a outra. (foto: Wikimedia Commons)

Existem mais de 40 espécies de Draco conhecidas pelos cientistas. A primeira a ser descoberta foi nomeada Draco volans, que significa “dragão voador” em latim. Algumas espécies ganharam nomes em homenagem à região onde foram descobertas, como é o caso de Draco mindanensis, D. palawanensis, D. sumatranus e D. timorensis, nativas das ilhas de Mindanao, Palawan, Sumatra e Timor, no sudeste da Ásia. Outras foram batizadas em homenagem a pesquisadores, geralmente amigos daqueles que as descobriram, como Draco guentheri, nome em honra a Albert Günther (1830–1914), um dos maiores especialistas em répteis de todos os tempos.

E que tal as espécies cujo nome faz referência a alguma característica que elas têm, como Draco spilonotus (“costas manchadas”, em grego), Draco cyanopterus (“asas azul-esverdeadas”, em grego), Draco cornutus (“chifrudo”, em latim), ou Draco haematopogon (“barba de sangue”, em grego)? Incrível, não é?

Um lagarto-dragão ((i)Draco spilonotus(/i)) com as “asas” abertas e seu longo papo amarelo estendido, que pode ser usado para o lagarto parecer maior ou para atrair fêmeas. (foto: Wikimedia Commons)

Um lagarto-dragão ((i)Draco spilonotus(/i)) com as “asas” abertas e seu longo papo amarelo estendido, que pode ser usado para o lagarto parecer maior ou para atrair fêmeas. (foto: Wikimedia Commons)

Talvez o nome do Draco formosus, uma espécie que vive na Tailândia e na Malásia, resuma bem a maior característica desses verdadeiros dragões: a formosura!

Henrique Caldeira Costa, Departamento de Zoologia, UFMG
Curioso desde criança, Henrique tem um interesse especial em pesquisar a história por trás dos nomes científicos dos animais, que partilha com a gente na coluna O nome dos bichos

Comentários

Observação: Os comentários publicados abaixo foram enviados por nossos leitores e não necessariamente representam a opinião da Ciência Hoje das Crianças.

  1. 5ºano B da escola EMEF Profª Dulcidia Costa Rivaben disse:

    Olá, somos alunos do 5º ano B e lemos a reportagem dos dragões!
    Achamos interessante esse assunto e gostaríamos que fizessem mais matérias desse tipo!
    Um abraço e até a próxima reportagem.

  2. Júlia disse:

    Olá CHC!
    Minha escola está trabalhando sobre Artigo de Divulgação Científica, e nos gostamos MUITO da Ciência Hoje da Crianças.
    Adoro os artigos e acho super interessante!
    Mas… Os dragões existiram até que ano????

    Júlia B. Moreira 9 anos
    (Aluna do 4 ano d Colégio Sagrado Coração de Maria)

    Abraços

    • Henrique Costa disse:

      Oi, Julia. Veja bem, os dragões tais como aparecem nos filmes e contos-de-fadas não existiram. Mas, existem hoje alguns lagartos pequeninos cujo nome científico significa “dragão” em latim, que são o tema do texto. Os dragões gigantes e ferozes das histórias possivelmente passaram a fazer parte do imaginário dos seres humanos quando ossos de dinossauros foram encontrados pela primeira vez, e nossos ancestrais não sabiam o que eram aqueles ossos. Mas hoje nós sabemos que os dinossauros foram répteis que se extinguiram há muito, muito tempo, 65 milhões de anos atrás! Para você ter uma ideia, nossa espécie não existia antes de uns 400 mil anos atrás. Por sorte, os esqueletos de alguns dinossauros se preservaram depois de mortos, possibilitando que os estudássemos hoje, tanto tempo depois deles terem desaparecido.

  3. Foto de perfil de Maite silva Maite silva disse:

    Que legallllllllllllllllllllllll!!!oi eu acabei de entrar no blog

  4. nada a veeeeeeer!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! disse:

    legallllllllll!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  5. Patrícia Denise da Silva disse:

    Como vai?
    Somos alunos dos 4º e 5º anos da EMEB Profº Waldomir Mayr, em Valinhos-SP.
    Seu texto sobre dragões é muito legal!
    Antes de ler o seu texto, muitos de nós achávamos que os dragões poderiam ter de fato, existido.
    Nós nunca tínhamos ouvido falar sobre os lagartos Draco, e achamos muito interessante. Ficamos com vontade de aprender mais sobre esses lagartos.
    Nós ficamos curiosos e gostaríamos de saber mais sobre outros animais fantásticos ou mitólogicos.
    Foi legal saber que os cientistas estão sempre estudando e muitas vezes não têm certeza de tudo.
    Um abraço e até a próxima.

    • Henrique Costa disse:

      Que bom que gostaram e aprenderam com o texto, turma! Continuem acompanhando a coluna “O Nome dos Bichos” e a página da CHC, para lerem mais e mais textos sobre bichos e ciência!
      Um abraço!

  6. misterio?? disse:

    Nossa que tedio achei que fosse mais legal quando vi 🙁

  7. Breno disse:

    Linda a matéria sobre os lagartos dragões.

  8. Anna Elise Soares Cardoso disse:

    Eu tive a oportunidade de conhecer Hogwart no primeiro livro de Harry Potter, que a maravilhosa,J.K.ROLING,escreveu e inventou todos aqueles personagens,Rony,Gina, Percy,Harry,Hermione,Molly e claro o maior idiota de todos, Draco Malfoy!
    Que engraçado, né?


Deixe o seu comentário!









Conteúdo Relacionado

string(31) "lightboxIframe link infografico"

Novidades

Cadastre-se para receber nossas novidades por e-mail.

Seu e-mail