Do que será que elas gostam mais?

Pergunte à sua mãe o que ela mais gosta no seu pai: será a beleza? A simpatia? A inteligência? As respostas podem variar, pois nós humanos somos bichos muito complexos. Mas no mundo animal nem sempre é assim. Nele, são as fêmeas que costumam escolher os pais de seus filhotes, e geralmente elas não preferem os mais legais ou espertos, mas sim os que elas acham mais bonitos!

Repare no tamanho dos chifres do antílope órix: é garantia de sucesso com as fêmeas da sua espécie!

No caso de alguns bichos, como o pavão, dá até pra entender que aquela linda pluma seja atraente para as fêmeas. Mas o que é bonito para alguns animais pode parecer muito esquisito para nós… Por exemplo, as fêmeas de alguns antílopes adoram chifres gigantes, e as de alguns lagartos acham linda uma papada enorme embaixo da boca!

Muitas vezes, as características que elas valorizam ao selecionar seus parceiros acabam ficando exageradas com o passar das gerações. Por exemplo, se as fêmeas dos antílopes órix só escolhem os que têm maiores chifres, os de chifre pequeno vão acabar sem parceiras e não terão filhotes. Já um macho que tiver chifres gigantes, como o da foto aí ao lado, fará o maior sucesso com as fêmeas e provavelmente terá muitos filhotes que herdarão essa característica. Assim, a tendência é que sobrem apenas os antílopes chifrudos.

Nesse caso, os cientistas dizem que houve seleção sexual. Quem percebeu que isso acontece foi o naturalista inglês Charles Darwin – aquele mesmo que também descobriu que a girafa não é pescoçuda porque se esticou (leia a matéria “Por que a girafa tem o pescoço tão comprido?”).

Mas afinal, por que será que elas acham tão bonitos chifres, plumagens e papadas? Isso depende do tipo de característica. Algumas, como os chifres, são usadas como armas: quem tem o maior costuma ganhar todas as brigas contra os outros machos. Não que as fêmeas gostem de brigas, mas se seus filhotes puxarem o pai e nascerem com chifres grandes, poderão sobreviver melhor na selva.

As plumas do pavão são um sinal de saúde!

Em muitos casos, esse e outros fatores (como cor, papadas e formatos diferentes) indicam para as fêmeas que aquele macho é saudável. E eles têm que ser mais saudáveis ainda para conseguirem produzir ornamentos muito grandes. Portanto, nesses casos, quanto maior, melhor!

É claro que beleza não é o único motivo de escolha delas, mas é um dos principais. Em várias espécies de aves, o macho é escolhido tanto pela cor das suas penas, como pela harmonia do seu canto e pela qualidade dos ninhos que ele constrói. O mais importante para elas é sempre garantir que nasçam filhotes bonitos e saudáveis!

 

Matéria publicada em 22.07.2010

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Marina-Verjovsky

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.