De olho no céu do Norte do Brasil

Para cidades localizadas abaixo da Linha do Equador

O céu de São Gabriel da Cachoeira, cidade do estado do Amazonas, no dia 14 de dezembro de 2008, às 20h30. A posição dos astros é basicamente a mesma, no mês de dezembro, para outras cidades da região Norte localizadas abaixo da linha do Equador (imagem: Stellarium).

Quem estiver na região Norte do Brasil em dezembro pode observar, na direção oeste, os planetas Vênus e Júpiter. Próximo a eles, tem a chance de ver ainda a estrela Altair, da constelação de Áquila. A palavra “altair” vem do árabe, e significa “águia em vôo”. Esse astro está a cerca de 16 anos-luz da Terra – ou a quase 160 trilhões de quilômetros de distância. Como ele, outra estrela visível para os moradores da região Norte é Capella, da constelação do Cocheiro, que fica a 42 anos-luz do nosso planeta (quase 420 trilhões de quilômetros).

Para cidades localizadas acima da Linha do Equador

Visão do céu de Boa Vista, capital do estado de Roraima, às 20h30 do dia 14 de dezembro de 2008. A posição dos astros é basicamente a mesma, durante o mês de dezembro, para outras cidades da região Norte localizadas acima da linha do Equador (imagem: Stellarium).

Em dezembro, quem estiver em cidades da região Norte do Brasil localizadas acima da Linha do Equador, como Boa Vista, capital de Roraima, pode conferir o planeta Vênus a oeste, próximo ao horizonte. Mas esse não é o único astro a atrair os olhares. Também é possível observar, a leste, a estrela mais brilhante do céu: Sirius, da constelação de Cão Maior. Esse astro era reverenciado no Antigo Egito, há mais de quatro mil anos. Como Sirius, Capella também é uma estrela bastante brilhante. Ela pode ser vista a nordeste e está a 42 anos-luz do nosso planeta, o equivalente a quase 420 trilhões de quilômetros de distância!

 

Matéria publicada em 12.12.2008

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Igor-Waltz

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.