Da Terra para o Universo

Um dos discos de ouro que seguiram para o espaço a bordo das Voyagers. (foto: Nasa).

A bordo das Voyager 1 e 2, seguiram para o espaço os chamados Discos de Ouro: discos de vinil em que estão gravadas imagens e sons que retratam um pouco da Terra, úteis no caso de as naves espaciais serem localizadas por seres extraterrestres. As crianças, por exemplo, estão representadas por meio de um menino que diz, em inglês: “olá das crianças do planeta Terra”.

Mas há ainda saudações em outras línguas bem como sons de grilos e sapos, cavalos, terremotos e vulcões em erupção, beijos e choro de bebês… (Clique nos links para ouvir alguns sons do disco.) As imagens, por sua vez, mostram atos cotidianos como beber e comer, pessoas de diferentes partes do mundo e até mesmo mapas com a localização da Terra no Sistema Solar, para o caso de alguém querer nos visitar.

Na época do lançamento das Voyagers, o mundo vivia a chamada Guerra Fria, uma disputa política e econômica entre os Estados Unidos e uma outra nação que existia na época, a União Soviética. Eram tempos de muito temor, pois uma guerra para valer podia começar a ocorrer a qualquer momento e, como os dois países envolvidos tinham bombas nucleares, o estrago de um conflito desse tipo poderia ser enorme. “Nesse cenário, enviar os discos de ouro nas Voyagers era mandar uma mensagem de paz”, conta Marcelo.

Para celebrar o aniversário de 30 anos das naves espaciais, a Nasa – a agência espacial americana – está fazendo um concurso, em que pergunta: o que você colocaria em um novo disco de ouro? Marcelo diz que enviaria uma mensagem de paz para mostrar que o ser humano está interessado em compreender o universo e não explorá-lo. E você? O que enviaria ao espaço?

Matéria publicada em 17.05.2010

COMENTÁRIOS

  • theodoro

    eu gostei muito do texto informativo

    Publicado em 26 de agosto de 2020 Responder

Envie um comentário

Mara Figueira

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.