Criança + Ciência = Animação!

Nos jardins do Mast, as crianças aprendem brincando e experimentando. (Fotos cedidas por Cissa Nascimento).

Uma visita ao Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), no Rio de Janeiro, pode render um programa e tanto. Isso porque, além de ficar por dentro dos cometas, estrelas, planetas e outros corpos celestes, você também pode criar um desenho animado. Não acredita? Pois, se puder, vá conferir! O evento Ciência Animada – durante o qual as animações são produzidas – mistura arte, informação e muita alegria.

A idéia do Ciência Animada partiu da física Cissa Nascimento, que é tão apaixonada pelo estudo da origem e da evolução dos astros quanto por cinema. O objetivo dela foi unir o cinema de animação com a tarefa de tornar a ciência mais fácil de ser compreendida pelo público em geral. “No ano de 2005, aconteceu a primeira edição do evento, durante a 13º Semana de Astronomia, que tinha o tema Astronomia e Arte”, conta Cissa. “Houve a exibição do filme Viaje a Marte , gentilmente cedido pelo animador argentino Juan Pablo Zaramella.” Depois disso, com o apoio da Coordenação de Educação em Ciências do Mast, outras pessoas aderiram à idéia, como a bióloga Amanda Amorim, que elabora e participa das atividades.

A cada mês, acontece uma edição do Ciência Animada , que sempre apresenta um tema diferente. Quem participa é convidado a saber mais sobre o assunto escolhido para o mês e, a seguir, a criar um roteiro para produzir um filme de animação sobre o tema em questão, que pode ser feito com materiais variados, como massinha, recorte e mosaico. “Os participantes podem aprender e se divertir de várias formas, dependendo do tema e da técnica de animação utilizada, pois também é nossa preocupação fazer com que eles percebam que é possível fazer filminhos de animação de diferentes formas e com poucos recursos”, afirma Cissa.

Crianças participam de atividades sobre o tempo na sala de relógios de pêndulo.

Para você ter uma idéia, em uma das programações do Ciência Animada , quem participou foi convidado a conhecer mais sobre o famoso físico Albert Eisntein, que teve sua vida e suas descobertas discutidas entre os visitantes. “As crianças resolveram representar Einstein mais novo, cercado pelas suas inspirações – o tempo, o espaço e a luz – e ao escrever uma de suas equações mais importantes”, lembra Cissa. Depois, todos foram convidados a produzir a animação, que foi feita em massinha (clique aqui para ver).

Ficou interessado em conhecer essa forma divertida de aprender ciência? Então, confira a programação do Ciência Animada, que acontece no terceiro domingo de cada mês, sempre às 16h, visitando a página virtual do Mast. Em abril, o tema a ser pesquisado será o novo Sistema Solar, em que Plutão não é mais considerado um planeta, mas, sim, um planeta anão. Aliás, por falar nisso, também em abril, será lançado o Clube dos Planetas Anões, que reunirá participantes do Ciência Animada . Viu só como a agenda desse evento é sempre cheia de atrações?!

Clube dos Planetas Anões
O Clube dos Planetas Anões foi batizado assim porque, no final de 2006, Plutão foi considerado um planeta anão. Crianças interessadas podem se cadastrar nele para receber pelo correio a programação do Mast e o informe do Ciência Animada com notícias sobre o evento. O participante terá direito a uma carteirinha e a conhecer o mascote do Ciência Animada : o Zé da Ciência, um personagem criado por Cissa Nascimento. É ele, um menino muito esperto, que convida as crianças por e-mail para participarem da programação do mês. Para mais informações, escreva para ciencianimada@mast.br ou ligue para (21) 2580-7010 ramal 210.

Matéria publicada em 09.07.2010