Cri cri cri na pré-história

Qual é a canção mais antiga que você já ouviu? Se essa pergunta faz lembrar as músicas favoritas da sua avó, prepare-se para conhecer uma cantiga vinda direto da pré-história!

Após encontrar o fóssil de um grilo que viveu há 165 milhões de anos, cientistas chineses perceberam que, pela anatomia das asas, o inseto pré-histórico também produzia sons. Curiosos, eles pediram ajuda a pesquisadores da Universidade de Bristol, na Inglaterra, para reproduzir a música do grilo.

Ilustração de grilo pré-histórico

O grilo pré-histórico foi batizado de 'Archaboilus musicus', nome que combina muito bem com a cantoria emitida por ele (Ilustração: Liliana Castaño-R e Fernando Montealegre-Z)

“Assim como os grilos modernos, ele também esfregava as asas para gerar sons. Conhecendo sua anatomia e comparando com outras espécies, foi possível recriar a canção”, conta Fernando Montealegre, biólogo responsável pela reprodução da música.

Do mesmo jeito que os grilos de hoje, o bicho pré-histórico cantava à noite e os sons emitidos serviam para alertar os amigos sobre a chegada de um predador ou conquistar namoradas. Mas não pense que o grilo era o único músico nas paradas de sucesso da pré-história: para ser ouvido pela futura parceira, era preciso competir com o som de sapos e outros animais, além do barulho de riachos e cachoeiras.

Segundo Fernando, os grilos precisavam produzir sons muito altos para que as fêmeas pudessem ouvi-los. Apesar de ser bom para o namoro, a cantoria era perigosa, pois atraía predadores e o grilo podia acabar virando jantar.

Ficou grilado com essa história? Então ouça a música no vídeo abaixo que, além do som, exibe uma reprodução do ambiente daquela época.


(Vídeo cedido por Fernando Montealegre)

Matéria publicada em 23.02.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Mariana Rocha

Cresci gostando de fazer descobertas para escrever sobre elas. Na CHC consigo ser curiosa e escritora, tudo ao mesmo tempo!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.