Como conseguir um mapa celeste?

Não há páginas na internet em português que gerem mapas celestes. Então, será preciso usar as que existem em inglês. Mas não desanime. Clique aqui e siga as instruções a seguir!

Primeiro, digite o nome de sua cidade no retângulo ao lado de Search string. Se houver outras cidades de mesmo nome em outros estados brasileiros, aparecerão várias opções. Verifique qual delas é a sua e clique. Depois, escolha whole sky chart, abaixo de Astronomy. Pronto! Aí está o mapa.

Mas, atenção: você deve definir a data e o horário em que irá fazer a sua observação. No menu date/time (local time), coloque o dia em day, a hora em hour e os minutos em minute. Imprima o mapa e, na hora da observação, o coloque, voltado para você, acima de sua cabeça.

Preste atenção aos pontos cardeais: o Leste estará representado pela letra E e o Oeste, pela letra W. Além disso, saiba que o centro do mapa representa o ponto do céu bem acima da sua cabeça, enquanto os limites do círculo correspondem ao horizonte. Tendo isso em mente, procure a constelação de Leão – que aparece como Leo no mapa – e Saturno. Nessa região, estará Lulin!

Matéria publicada em 20.02.2009

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Tatiane Leal

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.