Serpente e lamparina só no nome

Nos meses de julho, entre os anos de 2006 e 2008, um amigo e eu apresentávamos um curso dirigido a produtores rurais sobre serpentes brasileiras. Alguém sempre perguntava sobre a “serpente com asas”, também conhecida como jaquiranaboia. Em muitas regiões, principalmente na Amazônia, este animal é temido pelas pessoas que vivem no campo. Elas acreditam  que ele possui um veneno mortal e que resseca as árvores onde pousa.

Tudo isso é lenda! A jaquiranaboia não tem veneno algum, nem é perigosa. Alimenta-se da seiva de árvores, e é incapaz de ressecá-las. Mas por que a chamam de “serpente com asas”?

A cabeça da jaquiranaboia possui um tipo de tromba, cujo formato lembra a cabeça de uma cobra. É por isso que tem quem ache que esse bicho é uma serpente alada! Só que, na verdade, trata-se de um inseto do grupo das cigarras. De serpente, a jaquiranaboia não tem nada além do nome, que em tupi-guarani quer dizer “cigarra-cobra”, por causa do aspecto de sua cabeça.

A jaquiranaboia é um inseto grande, que alcança 10 centímetros de comprimento, e vive na América Central e na América do Sul. No Brasil são conhecidas oito espécies, que habitam regiões de quase todo o país. (foto: Arthur Chapman / Creative Commons).

Outros nomes populares, como jequitiranaboia, jitiranaboia, tiramboia e tiranaboia são uma variação da palavra jaquiranaboia, e têm o mesmo significado.

Lamparina

Nos séculos 17 e 18, alguns pesquisadores que exploravam as florestas da América do Sul afirmaram que a jaquiranaboia era capaz de emitir luz à noite, como uma lamparina. Essa história acabou influenciando na hora de se batizar as primeiras espécies com nomes científicos. Quer ver só?

As jaquiranaboias pertencem ao gênero Fulgora. Este é o nome da deusa dos relâmpagos na mitologia romana, e tem origem na palavra fulgur, que significa “relâmpago” em latim. Três espécies brasileiras possuem nome específico que faz referência à capacidade de emitir luz à noite: Fulgora lampetis, Fulgora laternaria e Fulgora lucifera. A palavra lampetis vem do grego “aquele que possui brilho”. Já o latim é a língua de origem das palavras laternaria (que significa “aquele que ilumina com lanterna”) e lucifera (portador da luz).Só que existe um grande “porém” nisso tudo: até hoje ninguém mostrou uma jaquiranaboia emitindo luz! Então, parece que essa história também é lenda.

Para muita gente, a tromba da jaquiranaboia lembra a cabeça de uma serpente. Para mim, se parece mais com a cabeça de um jacaré. E você, o que acha? (foto: Gustavo Morejon / Creative Commons).

Outras cinco espécies de jaquiranaboia ocorrem no Brasil: Fulgora castresii, Fulgora cearensis, Fulgora graciliceps, Fulgora riograndensis e Fulgora servillei. Os nomes específicos de Fulgora cearensis e Fulgora riograndensis fazem referência ao estado brasileiro onde foram descobertas, e em latim significam, respectivamente,  “pertencente ao Ceará” e “pertencente ao Rio Grande do Sul”. Já os nomes Fulgora castresii e Fulgora servillei são, homenagens a um coronel chamado Castres e ao pesquisador de insetos Jean Guillaume Audinet-Serville, nascido na França. Por fim, o nome específico de Fulgora graciliceps vem do latim “cabeça fina”.

Agora, se você avistar uma jaquiranaboia, já sabe que não precisa ter medo. Aproveite para tirar fotos e se lembrar das histórias por trás dos nomes desse incrível inseto!

Quando a jaquiranaboia abre suas asas, é possível ver manchas que lembram os olhos de uma coruja. Isso é uma estratégia que ajuda a afugentar predadores. (foto: Gilberto M. Palma).

Um dos nomes populares da jaquiranaboia em inglês é peanut-headed bug, que quer dizer “bicho cabeça-de-amendoim”. Bem apropriado, não acha?

Matéria publicada em 01.07.2011

COMENTÁRIOS

  • Edmar

    Aqui na Bahia barra do choca tinha uma cobra dessa no lago anoite ela tinha uma luz na cabeça

    Publicado em 25 de junho de 2022 Responder

Envie um comentário

Henrique Caldeira Costa

Curioso desde criança, Henrique tem um interesse especial em pesquisar a história por trás dos nomes científicos dos animais, que partilha com a gente na coluna O nome dos bichos

CONTEÚDO RELACIONADO

Parque Nacional de Itatiaia

A primeira área de preservação ambiental do Brasil

Pequenos notáveis

Conheça os peixes criptobênticos!