Química de A a Z

Muita gente por aí nem imagina quanta química cabe nas coisas do dia a dia. Quer tomar um sorvete? Tem química. Riscar um fósforo? Tem química também. Escovar os dentes? Pois é, tem química de novo!

Por estar tão presente no nosso cotidiano, a química é uma área superimportante da ciência. Para comprovar, basta dar uma olhadinha nos textos da coluna No laboratório do Sr. Q, que faz parte da CHC Online desde julho de 2010.

Joab Trajano Silva

Joab Trajano Silva

Em seu texto de estreia, o bioquímico Joab Trajano Silva falava sobre o som dos estalinhos ou biribinhas. Depois, abordou temas variados, que vão desde a cor dos nossos cabelos até o chulé dos nossos sapatos! Ele explicou como funciona a cola, por que as lagartixas conseguem andar pela parede e até de onde vêm as cores dos fogos de artifício.

“Joab era um cientista criativo, além de um professor adorado por seus alunos e amigo de todos”, conta a engenheira química Cássia Turci, que trabalhou com o colunista na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em seu dia a dia, Joab estudava temas bem variados. Pesquisava, por exemplo, alimentos e sua qualidade – investigava, entre outras coisas, se havia derivados de carne em produtos ditos vegetarianos! “Ele adorava sua profissão”, completa a amiga.

Infelizmente, Joab faleceu no dia 13 de junho de 2013. Fica aqui a nossa homenagem a este colaborador tão especial!

Matéria publicada em 21.06.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Redação

CONTEÚDO RELACIONADO

Parque Nacional de Itatiaia

A primeira área de preservação ambiental do Brasil

Pequenos notáveis

Conheça os peixes criptobênticos!