Ovo ou galinha?

Um galinheiro, um limoeiro e algumas hortaliças eram comuns nos quintais perto de casa. Assim, em nossas refeições, ficavam garantidos ovo fresquinho, limonada gelada e hortaliças verdejantes.

Pintinhos coloridos

Os pintinhos coloridos estavam entre nossos bichos de estimação favoritos (Foto: Flickr / dougmino / CC BY-NC-SA 2.0)

As galinhas, em particular, estavam em todas as casas. Eram tão comuns que, nas festas da escola ou da igreja, os pintinhos, com suas plumagens pintadas de azul, vermelho ou verde, eram distribuídos como brindes. Tornavam-se pequenos mascotes, criados carinhosamente até ganharem suas primeiras penas. A partir de então, os galinheiros os aguardavam. E aí…

Ovo ou galinha, quem surgiu primeiro? (Foto: Christopher Patterson / Flickr / CC BY-NC-SA 2.0)

Cocoricó cocó cocó! No fundo do quintal, era interminável o cacarejar das galinhas. Enquanto ciscavam a quirela e o milho, o ruído se destacava no silêncio da tarde. Este era o momento de visitarmos o galinheiro para buscar os ovos. Cada galinha botava um ovo, mas por vezes tínhamos a surpresa de encontrar dois em um ninho. Cuidadosamente, aninhávamos os ovos em uma cesta e os transportávamos até a cozinha.

Os ovos sempre me intrigaram. Brancos, amarelados ou pintados, sempre com uma casca dura. Alguns grandes, outros pequenos. Porém, para termos um ovo era preciso uma galinha, e para que uma nascesse era necessário um ovo. Afinal, quem teria surgido primeiro: o ovo ou a galinha?

Talvez a paleontologia possa nos dar esta resposta. O ovo com uma casca endurecida, semelhante ao das galinhas, foi uma grande novidade na evolução dos animais. Seu surgimento ocorreu há cerca de 340 milhões de anos e foi o que possibilitou a conquista definitiva das áreas continentais pelos vertebrados.

A casca endurecida servia para a proteção do embrião, evitando a perda de água e seu ressecamento. O filhote podia assim se desenvolver, protegido das adversidades do ambiente, crescendo o suficiente até o rompimento da casca e, finalmente, seu nascimento.

Os primeiros vertebrados totalmente independentes da água tinham um ovo com casca dura, que protegia contra a dissecação o pequeno filhote existente em seu interior. O aspecto destes animais era semelhante uma mistura de réptil primitivo com anfíbio (Imagem: Wikimedia Commons)

Assim, o ovo com casca deve ter surgido primeiro: foi o passo inicial para a grande diversificação dos vertebrados, sem a dependência da água para a reprodução e crescimento inicial dos recém-nascidos.

E as galinhas?! Ah, essas estão nos galinheiros e continuam por aí fazendo cocoricó, e tranquilamente pondo seus ovos!

Matéria publicada em 14.12.2012

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Ismar de Souza Carvalho de Souza Carvalho

CONTEÚDO RELACIONADO

Parque Nacional de Itatiaia

A primeira área de preservação ambiental do Brasil

Pequenos notáveis

Conheça os peixes criptobênticos!