O caranguejo-samurai

Séculos atrás, no ano de 1185, duas grandes famílias do Japão travaram uma terrível luta que ficou conhecida como a batalha de Dan-no-Ura. Ao final, o clã Genji comemorou a vitória sobre o clã Heike. Durante a batalha, travada em navios, muitos guerreiros – os samurais – caíram no mar e morreram afogados. Os Heike diziam que os samurais do seu clã que tiveram esse triste destino nasceram novamente (reencarnaram) na forma de caranguejos no fundo do mar.

Representação artística da famosa batalha de <i>Dan-no-Ura</i>, que ocorreu no Japão, em 1185. (imagem: Wikimedia Commons)

Representação artística da famosa batalha de Dan-no-Ura, que ocorreu no Japão, em 1185. (imagem: Wikimedia Commons)

A lenda dos Heike, provavelmente, teve origem por conta de uma pequena espécie de caranguejo do Japão, cuja carapaça lembra, para alguns, o rosto de um samurai furioso. Mas essa história tem uma explicação científica: o que parece ser um rosto nervoso na realidade são as áreas onde os músculos do bichinho se ligam internamente à carapaça.

O caranguejo-samurai ganhou seu nome porque sua carapaça lembraria o rosto de um guerreiro japonês. (fotos: Tin-Yam Chan, National Taiwan Ocean University [esquerda] e minkz10 – CC BY-NC-ND 3.0 [direita])

O caranguejo-samurai ganhou seu nome porque sua carapaça lembraria o rosto de um guerreiro japonês. (fotos: Tin-Yam Chan, National Taiwan Ocean University [esquerda] e minkz10 – CC BY-NC-ND 3.0 [direita])

A lenda dos Heike e os caranguejos-samurai é tão famosa no Japão que a espécie ganhou o nome científico Heikeopsis japonica, em uma homenagem ao clã e ao seu país de origem. A história da rivalidade entre os Heike e os Genji – e o triste destino dos valentes samurais – agora é lembrada não só pelos japoneses, mas pelos zoólogos também.

Matéria publicada em 23.06.2017

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Henrique Caldeira Costa

Curioso desde criança, Henrique tem um interesse especial em pesquisar a história por trás dos nomes científicos dos animais, que partilha com a gente na coluna O nome dos bichos

CONTEÚDO RELACIONADO

Parque Nacional de Itatiaia

A primeira área de preservação ambiental do Brasil

Pequenos notáveis

Conheça os peixes criptobênticos!