Leopardo em campo

As ruas estão enfeitadas. Os torcedores, preparados. E é claro que a coluna O nome dos bichos não poderia ficar de fora dessa festa. Em junho, mês de início da Copa do Mundo de Futebol na África do Sul, nos inspiramos no mascote da competição, o leopardo Zakumi, para falarmos sobre o nome científico – e também o popular – desse felino!

O leopardo foi batizado pelos cientistas de Panthera pardus. Mas você sabia que, antes de existirem nomes científicos, a palavra panthera já era usada? Ela é a versão em latim de panther, nome dado pelos gregos aos felinos caçadores, principalmente o leopardo.

O leopardo é um grande felino que vive nas savanas, florestas e até desertos na África e no sul da Ásia (foto: Patrick Giraud).

 Panther pode ser uma união das palavras gregas pan (todos) e ther (fera selvagem). Ou uma variação de pundárïka, palavra em sânscrito (língua da Ásia), que tem muitos significados, dentre eles, “tigre”.

Hoje, os cientistas classificam não apenas o leopardo, mas também o leão, o tigre, o leopardo-das-neves e a onça-pintada no gênero Panthera. Isso significa que essas espécies são muito próximas umas das outras. Podemos chamar todas de “panteras”!

E quanto à pantera-negra? Na verdade, ela não passa de um leopardo ou uma onça-pintada com melanismo, uma variação de cor que deixa o animal preto (foto: Wikimedia Commons).

Um felino com pintas no corpo
Agora que você já sabe a origem do nome Panthera, que indica o gênero ao qual o leopardo pertence, diga lá: e o nome específico pardus? De onde surgiu? Mais uma vez, da Grécia!

A palavra pardus, em latim, vem de pardos, nome que os gregos davam a um felino com pintas no corpo. Que felino era esse? Difícil dizer. Na época, como os bichos ainda não recebiam nomes científicos, cada um podia dar o nome que quisesse a um animal. Assim, talvez ao menos duas espécies diferentes fossem chamadas de pardos: o leopardo e o guepardo. Mas não é só. Havia ainda quem dissesse que pardos era o macho e panthera, a fêmea. Quantos significados para o nome específico do leopardo, não?!

Metade leão?
Mas e quanto ao próprio nome “leopardo”? Como será que ele surgiu? Bom, principalmente na Idade Média (muito tempo depois da época dos gregos e romanos), havia quem falasse que o filho de um leão com um pardos era um bicho diferente: o leontopardos, também chamado de leopardos ou… leopardo! Portanto, daí a origem dessa palavra. Hoje, porém, sabemos que o leopardo não é uma mistura de duas espécies diferentes. É uma espécie própria. Por isso, tem um nome só seu: Panthera pardus.

O leopardo Zakumi é o mascote da Copa do Mundo de Futebol de 2010. ZA é uma sigla internacional que identifica a África do Sul, país sede da Copa. Kumi significa “10” em várias línguas nativas da África (ilustração: FIFA).

Aliás, veja só como o nome científico facilitou as coisas. Em diferentes épocas e em diferentes línguas, uma mesma espécie já foi chamada de panther, panthera, pardus, pardos, leontopardos, leopardos, leopardo… Mas na linguaguem padronizada pelos cientistas, o nome é um só em qualquer lugar do mundo: Panthera pardus!

E aí, gostou de saber mais sobre os nomes do animal que virou mascote da Copa? Espero que sim! Agora pegue sua bandeira, reúna a família e amigos, e vamos torcer pela seleção brasileira na África do Sul!

 

Matéria publicada em 10.06.2010

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Como que o leopardo vivia no deserto se ele tem o corpo formado por pelos e lá é muito quente?Ele só ia de noite que ficava muito frio?

    Publicado em 21 de julho de 2018 Responder

  • Anna Elise

    Se uma seleção escolher um mascote ele vai ficar pra sempre?

    Publicado em 21 de julho de 2018 Responder

Envie um comentário

Henrique Caldeira Costa

Curioso desde criança, Henrique tem um interesse especial em pesquisar a história por trás dos nomes científicos dos animais, que partilha com a gente na coluna O nome dos bichos

CONTEÚDO RELACIONADO

Parque Nacional de Itatiaia

A primeira área de preservação ambiental do Brasil

Pequenos notáveis

Conheça os peixes criptobênticos!

Open chat