Dinossauro banguela, pinhão na panela

A escavação já durava cinco dias. Das seis da manhã às seis da tarde trabalhávamos, quebrando e removendo as rochas, transformando-as em pilhas de entulho. Havia grande expectativa para a descoberta de um novo dinossauro. Mais dois dias se passaram e nada se encontrava. O cansaço e o desânimo já começavam a nos dominar, até que ao final do dia Carlota gritou: “Achei, achei! Venham ver!”

Escavação paleontológica

Realizar uma escavação paleontológica não é nada fácil. Por vezes trabalhamos tanto, e ao final nada encontramos (Foto: Ismar Carvalho)

Um alvoroço tomou conta do acampamento e mesmo quem realizava outras tarefas, como o preparo do jantar, correu para ver a descoberta. “Onde, onde está? O que foi encontrado? É um dinossauro?” Assim se espalhava o burburinho em torno de Carlota.

Dente de dinossauro

Dente de um dinossauro herbívoro. Pode parecer pouco quando comparado a um dinossauro completo, mas fósseis assim – mesmo que sejam apenas fragmentos – sempre têm uma história a nos contar (Foto: Rafael Lindoso)

“Encontrei um dente. Encontrei um dente!”

Mathias, com seu humor azedo como limão e amargo tal qual jiló, destilou: “Um dente… e quebrado. É como diz o ditado: de onde menos se espera é que não sai nada mesmo”.

Aproximei-me e observei que o dente quebrado era de um dinossauro herbívoro. Por que teria se quebrado? Certamente muitas seriam as possibilidades – a quebra do dente poderia ter acontecido até mesmo depois de sua morte. Mas, e se tivesse ocorrido em vida?

Geralmente, quando pensamos em dinossauros herbívoros, imaginamos que eles se alimentavam de folhas tenras e macias. Porém, muitos desses animais preferiam vegetais lenhosos, mais duros, como os brotos das araucárias e dos pinheiros, e até pinhões. Você já comeu?

Pinhão

Como são gostosos os pinhões! Os dinossauros também os tinham como alimento predileto. As sementes forneciam a energia necessária para caminharem longas distâncias e suportar as adversidades do ambiente em que viviam (Foto: Rodrigomorante / Wikimedia Commons / CC BY 3.0)

Os pinhões são as sementes das araucárias e dos pinheiros. Atualmente, os das araucárias são comuns no sul e sudeste do Brasil e, quando cozidos ou assados, são uma delícia. Porém, com sua casca tão dura, dão muito trabalho para retirar o interior macio e polpudo. Êpa! Não é que eu mesmo já tive um dente quebrado quando comia pinhão?

Para os dinossauros, mais que as folhas, os pinhões das araucárias eram uma fonte de energia e gordura. No tempo em que viveram, os pinhões eram abundantes nas grandes florestas de araucária que cobriam a Terra. Assim, com um alimento tão nutritivo, os enormes dinossauros conseguiam a energia necessária para percorrer longas distâncias e enfrentar as adversidades do mundo em que viviam.

Durante a era dos dinossauros, as araucárias eram árvores comuns em toda a Terra. Formavam grandes florestas que geravam os alimentos dos dinossauros herbívoros (Foto: Ismar Carvalho)

Durante a era dos dinossauros, as araucárias eram árvores comuns em toda a Terra. Formavam grandes florestas que geravam os alimentos dos dinossauros herbívoros (Foto: Ismar Carvalho)

Bem, voltando à escavação, nada mais foi encontrado. Apenas o dente quebrado de um grande dinossauro. Pode parecer desanimador, mas é bastante estimulante para os verdadeiros cientistas: agora sabemos que está enterrado, em algum lugar, um dinossauro banguela, aguardando que o resgatemos, com muita emoção, de seu passado distante, perdido em uma floresta repleta de pinhões.

Matéria publicada em 14.06.2013

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Ismar de Souza Carvalho de Souza Carvalho

CONTEÚDO RELACIONADO

Parque Nacional de Itatiaia

A primeira área de preservação ambiental do Brasil

Pequenos notáveis

Conheça os peixes criptobênticos!