De onde vêm os nomes das ruas?

Alguma vez você já se perguntou como são decididos os nomes das ruas, dos bairros, da cidade onde você mora? Quem vive no Rio de Janeiro vai se surpreender ao saber que a Boulevard 28 de setembro, em Vila Isabel, que tem até nome chique em francês (boulevard quer dizer avenida) se chama assim porque o Barão de Drummond, dono daqueles terras, quis homenagear a Lei do Ventre Livre, que determinou que todos os escravos nascidos a partir de 28 de setembro de 1871 seriam livres. Quem assinou a lei foi a Princesa Isabel. Claro que a esta altura você também já sabe que o bairro tem este nome em homenagem a ela!

Outras cidades têm nomes mais fáceis: Presidente Prudente, em São Paulo, é uma homenagem a Prudente de Morais (1840-1902), presidente do Brasil entre 1894 e 1898. Tiradentes, em Minas Gerais, depois de se chamar “Arraial Velho de Santo Antônio” e “Vila de São José do Rio das Mortes”, hoje tem este nome por conta do herói da Inconfidência Mineira Joaquim José da Silva Xavier – que tinha o apelido de Tiradentes por causa da sua profissão de dentista. Já Teresópolis, no Rio de Janeiro, homenageia a Imperatriz Teresa Cristina (1822-1889) e Petrópolis é tão fácil que dou menos de um minuto para você adivinhar!

Cada nome de rua conta uma história (Foto: Transporte Ativo / Flickr)

E o seu bairro, a sua rua? Que tal fazer uma pesquisa para tentar descobrir a origem destes nomes?

Uma pesquisa é uma investigação como outra qualquer – vamos coletando as pistas uma a uma, até conseguirmos solucionar o caso. O bom é sempre começar pela biblioteca local: lá você provavelmente vai encontrar livros com informações que você nem sabia que existiam. Se tiver sorte, vai achar também jornais antigos, fotos e vídeos sobre os lugares que está pesquisando. Não se esqueça de anotar em um caderno tudo o que você descobrir!

Coloque então a mão na massa, ou melhor, o pé. Dê uma volta pela sua rua, vá tirando fotos ou tomando notas. A rua tem lojas ou casas antigas? Ela parece ter tido outro calçamento antes do asfalto? Você encontrou moradores mais velhos? Se tiver encontrado, é hora de perguntar como era o bairro quando eles foram morar lá. Não se esqueça da sua própria família: se seus avós morarem perto de você, eles podem ser uma boa fonte de informação.

Que tal desvendar a origem do nome de sua cidade, de seu bairro, de sua rua? (Foto: marianaleme / Flickr)

Ao final, espero que você tenha conseguido desvendar a origem do nome da sua rua. Se não, nada de desânimo – história é assim mesmo. Às vezes a gente consegue descobrir as respostas para as nossas perguntas sobre o passado, outras vezes, não. Mas uma coisa é certa: procurando saber de onde veio o nome da sua rua, você aprendeu mais sobre a própria história do lugar onde você vive.

Matéria publicada em 30.09.2011

COMENTÁRIOS

  • Vitoria borges da luz

    preciso saber qual e a historia da minha rua : vitoria quintella ly mas eu nao acho sera q vcs pode me ajudar???

    Publicado em 6 de junho de 2018 Responder

  • Edinolia

    Gostaria de saber a irigem do nome da Rua Jair Soares de Mesquita em Guarulhos

    Publicado em 8 de setembro de 2020 Responder

    • Rebecca B Rosas

      Queria saber a origem da rua Tito Bittencourt em Manaus /AM

      Publicado em 21 de setembro de 2021 Responder

  • Claudia

    Gostaria de saber por que a minha rua chama-se Pensilvania

    Publicado em 5 de novembro de 2020 Responder

    • Mateus

      Pensilvânia é um estado dos EUA

      Publicado em 9 de janeiro de 2022 Responder

Envie um comentário

Keila Grinberg

Quando criança, gostava de visitar a Biblioteca Nacional, colecionar jornais antigos e ouvir histórias da época de seus avós. Não deu outra: hoje é historiadora e escreve para a coluna Máquina do tempo.

CONTEÚDO RELACIONADO

Parque Nacional de Itatiaia

A primeira área de preservação ambiental do Brasil

Pequenos notáveis

Conheça os peixes criptobênticos!

Open chat