A lima-da-pérsia e o gosto dos minerais

Minha preferência pelas frutas, quaisquer que sejam, começou há muitos e muitos anos, no quintal de minha avó Chiquinha. Caminhar pela terra batida, geralmente recoberta por folhas, era uma experiência inesquecível para os sentidos. Os cheiros, as cores e as texturas ultrapassavam os limites do muro que cercava o lugar.

No quintal de vó Chiquinha, caminhar pela terra batida, os cheiros, as cores e as texturas das árvores ultrapassavam os limites do muro que o limitava. (foto: Jules Joseph / Flickr / <a href=https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.0/>CC BY-NC-ND 2.0</a>)

No quintal de vó Chiquinha, caminhar pela terra batida, os cheiros, as cores e as texturas das árvores ultrapassavam os limites do muro que o limitava. (foto: Jules Joseph / Flickr / CC BY-NC-ND 2.0)

Por um capricho de minha avó, o quintal somente possuía frutas cítricas, tais como a tangerina, o limão, o tamarindo e a acerola. Porém, eram as variedades de laranja que dominavam em seu pomar: laranja-da-terra, laranja-lima, laranja-bahia, laranja-seleta, laranja-pêra e a pequenina laranja japonesa, da qual até a casca era comida. E lá também havia a que mais sucesso fazia: uma frondosa lima-da-pérsia, a imperatriz das laranjas.

A primeira coisa a nos chamar a atenção era sua cor. Nem muito verde, nem amarela, mas com um brilho semelhante ao de um besouro. Já o perfume exalado pela lima-da-pérsia era estonteante. E o gosto? Azedo, doce e amargo, tudo em uma só fruta e de uma única vez. Entretanto, o mais inesperado era quando a salpicávamos com sal e sentíamos a explosão dos sabores em nossas papilas gustativas!

Seria o sal ou a própria laranja a nos revelar outro de seus mistérios?

Laranjas, laranjas e mais laranjas – todas se curvam frente à lima-da-pérsia, a imperatriz das laranjas! (foto: Fernando Stankuns / Flickr / <a href= https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.0/> CC BY-NC-SA 2.0</a>)

Laranjas, laranjas e mais laranjas – todas se curvam frente à lima-da-pérsia, a imperatriz das laranjas! (foto: Fernando Stankuns / Flickr / CC BY-NC-SA 2.0)

Não há dúvidas de que o sal é sempre importante para nós. Nada pior do que uma comida com muito sal – ou, então, sem sal algum. Entretanto, existem muitos tipos sais que podem fazer com que uma simples pedrinha seja tão amarga como o maior dos desgostos.

Os sais são minerais, a maioria formada em ambientes áridos onde já existiram lagos ou mares, mas que, agora, recebem pouca água dos rios. O contínuo evaporar destas águas resulta nos evaporitos – rochas que se originam da precipitação dos elementos químicos enquanto a água foge em direção às distantes nuvens.

Alguns dos maiores depósitos deste tipo de rocha sedimentar formaram-se no período inicial de separação da América do Sul e da África há mais de 150 milhões de anos. Em grandes lagos, num clima muito quente e seco, com chuvas eventuais, desaguavam poucos rios. Assim, ocorria a deposição de centenas de metros de camadas de sal, que progressivamente tornavam esses lagos cada vez mais salgados, com águas parecidas com as de um mar.

Este é um cristal do sal halita, o mesmo que utilizamos em nossas cozinhas para dar um bom sabor aos alimentos. (foto: Joanbanjo / Wikimedia Commons / <a href= http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/deed.en>CC BY-AS 3.0</a>)

Este é um cristal do sal halita, o mesmo que utilizamos em nossas cozinhas para dar um bom sabor aos alimentos. (foto: Joanbanjo / Wikimedia Commons / CC BY-AS 3.0)

Em ambientes como esse, muitos e muitos sais podem se originar. O mais conhecido é a halita, o mesmo sal que utilizamos em nossas cozinhas. Porém, há outros, cada qual com uma composição química diferente, como a gipsita, dolomita, taquidrita, silvita e a carnalita. Estas duas últimas têm uma cor avermelhada e um gosto terrivelmente amargo. Nem um pouco apropriados para o tempero de uma salada.

Mas não é só na cozinha que os sais são importantes. Eles podem também ser utilizados como fertilizantes, na fabricação do cimento e cerâmicas, e até mesmo em medicamentos.

Por isso, as pedras, nem que sejam as de sal, têm gostos variados: muito ou pouco salgadas, amargas ou não, e, por vezes, levemente adocicadas. Todavia, sempre tão inusitados como as da lima-da-pérsia do quintal de minha avó, cujos mistérios se escondiam em suas cores e sabores.

Matéria publicada em 08.08.2014

COMENTÁRIOS

  • Enedir Caravante Santos

    que maravilha a natureza nos ajuda em todas as áreas da nossa vida pena que o ser humano acaba com tudo mas eu amo ler esses relatos pois amo a natureza parabéns por postarem essa matéria grata só tenho que agradecer parabens,

    Publicado em 31 de maio de 2023 Responder

Envie um comentário

Ismar de Souza Carvalho de Souza Carvalho

CONTEÚDO RELACIONADO

Parque Nacional de Itatiaia

A primeira área de preservação ambiental do Brasil

Pequenos notáveis

Conheça os peixes criptobênticos!