Cobra com perna?!

Talvez você não saiba, mas há alguns milhões de anos as cobras tinham pernas! Isso mesmo: elas não rastejavam como hoje, mas andavam como os lagartos. Para você ter uma ideia, já foram descobertos três fósseis preservados de serpentes com pernas, que comprovam isso.

(Ilustração: Gil).

Recentemente, pesquisadores do Museu de História Natural de Paris resolveram olhar mais de perto para um desses fósseis: o da cobra Eupodophis descouensi. Essa serpente vovó viveu há 95 milhões de anos, onde hoje fica o Líbano, e tinha cerca de 50 centímetros de comprimento.

Fóssil da cobra 'Eupodophis descouensi', que tinha duas pernas e que viveu há 95 milhões de anos (foto: A. Houssaye).

Os cientistas descobriram o seu fóssil há dez anos. Mas, na época, só conseguiram ver uma das pernas do animal, presa ao final de seu corpo. Agora, com o uso de super-raios X eles puderam enxergar uma segunda perninha escondida na pedra.

Essa descoberta vai ajudar os pesquisadores a entender melhor como as cobras perderam as pernas, pois o fóssil mostra justamente um estágio de evolução intermediário, de quando as cobras começaram a perder as pernas.

Detalhe de uma das perninhas da cobra (foto: Mars Turner).

A serpente analisada tinha perninhas herdadas dos seus antepassados lagartos, mas já não tinha pés. Os cientistas acreditam que esta espécie perdeu as pernas porque elas pararam de crescer com o tempo. Incrível, não?

O vídeo mostra o fóssil e a reconstrução em 3D da perna da cobra (crédito: P. Tafforeau/ESRF).

Matéria publicada em 09.02.2011

COMENTÁRIOS

Envie um comentário

Sofia Moutinho

Curiosidade é meu lema! Desde pequena busco respostas para as perguntas mais intrigantes. Melhor que estar por dentro da ciência, só compartilhar com vocês esse conhecimento!

CONTEÚDO RELACIONADO

Um mergulho com os peixes

Acompanhe o final da aventura de Rex, Diná e Zíper e suas descobertas no fundo do mar.